A QUÍMICA DAS ORQUÍDEAS ( THE CHEMISTRY OF ORCHIDS )

                                          Fonte : aorquidea.com.br

QUÍMICA NA ADUBAÇÃO ORGÂNICA. 

É muito comum encontrar adubos de baixa qualidade. São misturas de ingredientes , que nem sempre entendem do preparo químico de adubos. 
Assim, misturam torta de mamona com farinha de osso que resultam produtos fitotóxicos.
Quando perguntamos qual a quantidade de cada componente, a resposta sempre revela o desconhecimento do que é uma correta adubação: um punhado de cada componente ou metade deste em relação ao outro, e daí em diante. 

Na natureza,  as orquídeas acumulam detritos orgânicos em suas touceiras, e com a simbiose de fungos, bactérias, insetos e a ação da umidade, calor e luz do sol, provoca decomposição e transformação em alimentos essenciais.
                                                          FONTE : et205.com.br

 A aplicação de adubos químicos solúveis em água é hoje uma realidade ideal para  o cultivo .Com a irrigação automática, pela aspersão, gotejamento ou nebulização, podemos simultaneamente irrigar e adubar um orquidário inteiro em poucos minutos. As folhas das plantas têm possibilidade de absorver a água pelos estômatos que existem em sua superfície, em maior quantidade na parte traseira . A abertura destas pequenas “bocas” depende sempre do equilíbrio hídrico da planta. 
Plantas desidratadas absorvem pouco ou nenhum nutrientes.

ADUBAÇÃO COM IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

Também como a adubação foliar, o gotejamento favorece a aplicação de adubos solúveis em água e permite de adubação de nutrientes pelas raízes.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA  BÁSICA DOS ADUBOS

FONTE:  orquidariosantaclara.spaceblog.com.br

Uma formulação de adubo deve conter os nutrientes  para o desenvolvimento da planta em suas diversas fases . Dividimos os nutrientes em: 

MACRONUTRIENTES: contendo NITROGÊNIO, FÓSFORO e POTÁSSIO ,são aqueles que as plantas necessitam em maior quantidade. 

SECUNDÁRIOS: CÁLCIO, MAGNÉSIO, ENXOFRE, FERRO. 

MICRONUTRIENTES: Mesmo em menor quantidade devem conter: BORO, CLORO, COBRE, ZINCO, MANGANÊS, MOLIBDÊNIO, COBALTO, SILÍCIO. 

REGULADORES DE CRESCIMENTO: São as CITOCININAS, ALCINAS e GIRBERELINAS que são na verdade tipos de hormônios que atuam no desenvolvimento.

SÃO IMPORTANTES NA ADUBAÇÃO ORGÂNICA

1- Regularidade na aplicação
 
2- Luminosidade ( evitar a luz direta – quebrando luz com sombra )

3- Umidade ( nunca excessiva, nunca ausente )

4- Temperatura 

5- Ventilação 

6- Nível de acidez 

7- Concentração das soluções: para as orquídeas, deve ser de baixa concentração, como na homeopatia e com adubações freqüentes, exclusivamente orgânico, como ocorre na natureza. 
As plantas epífitas,como  as orquídeas, que vivem sobre as árvores usam de um modo especial
Na natureza, na maioria das vezes elas se desenvolvem nas forquilhas e axilas de galhos. É que , nestes locais ocorrem o  acumulo de detritos  vegetais (sementes, casca, pequenos frutos, folhas, etc.) e de origem animal (penas, excrementos, cartilagens, cascas de ovos, insetos mortos, etc.). Com o tempo se decompõem  transformando-se em nutrientes Em vasos, plantadas em substrato inerte (xaxim ou casca de árvores, por exemplo) isso não acontece. Elas ficam privadas deste recurso. Vem daí a importância das fertilizações.

DICAS PARA ADUBAÇÃO

Orquídeas devem ser adubadas sim, mas só nos meses quentes ou quando estão em pleno desenvolvimento vegetativo. 
# A luz é indispensável no processo de absorção de fertilizantes através das folhas.
# A umidade do substrato também é fundamental. Quando a planta está desidratada, a absorção foliar diminui drasticamente. 
# Como o crescimento das orquídeas é lento,não se dá doses grande pois elas simplesmente não usam.
# Durante a fase de crescimento, adube as suas orquídeas a cada 15 dias com adubos foliares, mas deixe para regar 48 após a aplicação.
# Não adube nas horas mais quentes do dia. A temperatura ideal gira em torno de 20º C.
# Regar as orquídeas na véspera da adubação foliar também é muito recomendável. (Evite o uso de água clorada ).

FÓRMULAS  DE  ADUBOS  ORGÂNICOS

                                           FONTE :  produto.mercadolivre.com.br

#  Em orquídeas, o ideal é usar calda de esterco (veja adiante) ou doses mínimas de torta de mamona. (subproduto da fabricação do óleo de mamona ), e é muito rica em nitrogênio, fósforo e potássio.
# 70% de torta de mamona  + 10% de farinha de osso  + 10% de cinza vegetal  + 10% de esterco de aves (bem curtido)  misture tudo e coloque a quantidade de uma colher de chá sobre o substrato, na parte traseira da planta, a cada 3 meses.

FÓRMULA DA CALDA DE ESTERCO 

Num balde de 20 litros de água, deixe em infusão cerca de 1 litro de esterco (5% do volume do balde), por 10 dias. Use a calda resultante para diluir na água das regas das orquídeas, numa proporção de mais ou menos 10% de calda para 90% de água. 

IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS

Uma dose bem aplicada de nitrogênio deixa as folhas das orquídeas mais carnudas e com um verde mais intenso. A falta desse elemento inibe os processos vegetativos, reduzindo o tamanho das folhas e dando-lhes uma cor verde-amarelada. A aplicação de nitrogênio em excesso, no entanto, acaba estimulando demais o crescimento, tornando os tecidos vegetais flácidos e sem resistência para enfrentar o ataque de pragas e doenças.Não esqueça que a diferença entre o remédio que cura e o veneno que mata às vezes está apenas na dosagem. Concentrações altas de fertilizantes são altamente tóxicas para as plantas

Fósforo

É um elemento básico para o vegetal. Junto ao nitrogênio. Sua ação principal relaciona-se com a florada e a frutificação, com o desenvolvimento de raízes e o enrijecimento dos órgãos vegetativos. O fósforo dá resistência as doenças. Sua falta provoca cor avermelhada das folhas, e crescimento lento além pouca exuberância da floração.
. 
Potássio 
. 
maximiza os efeitos da adubação nitrogenada. E de contribui para o desenvolvimento e a saúde do sistema radicular. Sua presença na seiva faz economizar água nos tecidos das plantas, pois  regula o fechamento dos estômatos reduzindo as perdas de água pela transpiração , dando a planta maior resistência à falta d´água e baixas temperaturas.

Adaptado do texto de João de Pádua Neves ( Divinópolis-MG )

A QUÍMICA DO CHEIRO

O cheiro das flores é importante para atrair polinizadores. As flores polinizadas por morcegos ou mariposas, que atuam durante a noite, possuem geralmente forte aroma.As abelhas também respondem fortemente ao estímulo do aroma e têm preferência por aquilo que para nós humanos é "perfume". Fonte: www.geocities.com

                                           FONTE : orquidariocuiaba.com.br

Além dos formatos  com cores belíssimas  exalam aromas espetaculares.A polinização das orquídeas  é um fenômeno fantástico e variado.. O sexo das orquídeas é repleto de fragrâncias, estratégias, cores, façanhas ainda desconhecidos. As flores de Ophrys são polinizadas por abelhas masculinas ou certo tipo de vespa. As flores  secretam fragrâncias similares pelas fêmeas,além da cor e textura. Iludidos, os machos tentam copular com as flores.O agente polinizador de uma orquídea pode ser atraído a ela também para se nutrir com um dado tipo de néctar. Esse caso pode ser ilustrado com algumas flores de orquídeas que possuem um brilhante labelo em forma de plataforma de aterrissagem para receber certos tipos de borboletas polinizadoras. Essas recebem em troca de seu esforço o néctar.As orquídeas polinizadas por pássaros são raramente perfumadas por esse sentido não ser tão desenvolvido neles. Nesse caso as atrações maiores são as cores e o néctar propriamente dito.As orquídeas são muito astutas na estratégia de não permitir a auto-polinização pois o lóbulo mediano do estigma separa bem a antera fértil da porção pegajosa das políneas. Quando essa porção é atingida pelo agente polinizador ela adere a ele rapidamente e o agente suporta essa carga polínea já fora da flor. Nesse mecanismo o inseto é induzido a uma outra orientação promovendo o cruzamento com outra planta.Algumas abelhas e zangões são também muito atraídos às orquídeas pela tentação do néctar. Alguns estudiosos afirmam que o agente polinizador é induzido a impedir a auto-polinização e realizar o desejo da orquídea em concluir uma variabilidade genética. Os cruzamentos genéticos nem sempre são bem sucedidos o que levam a flor muitas vezes a abortar.
Fonte www.artefatocultural.com.br

VOCÊ SABIA ?
FONTE: blogdodiarinho.blogspot.com

Você sabia que a vanilina ( tradicionalmente conhecida como aroma de baunilha ) é obtida tradicionalmente da vagem de uma orquídea tropical, a vanillina planifólia. A vanilina é um dos aromatizantes mais importantes, sendo largamente utilizado em alimentos, bebidas, perfumes e fármacos.A vanilina também é utilizada para desodorizantes de ambientes e ceras para pisos e assoalhos.
                                           FONTE :  flogvip.net

HOMENAGEM A ECLÉSIO DE HOLANDA

 ( UM DOS PIONEIROS EM SERGIPE )

No Nordeste oriental, há registro de 5 espécies, e no Rio Grande do Norte temos apenas uma que é a C. granulosa. É registrada sua ocorrência em AL, PE, PB. Ainda não foi detectada sua presença no Ceará, apesar do registro na Iconografia das Orquídeas do Brasil, pg 95, que refere sua presença nas serras do CE, PE e PI, contudo sua ocorrência em Sergipe já havia sido detectada por Eclésio Holanda.
Fontept.wikipedia.org/wiki/Baunilha

 A química das orquídeas , nos dá  idéia de como ela é capaz de exalar odores,  há espécies que cheiram a melão (Maxillaria madida e Lycaste dowiana), uva (Spathoglottis plicata), mel (Oncidium pumilum), coco (Maxillaria tenuifolia). E as que cheiram mal como a maioria dos Bulbophyllum (  carniça  ) e o Oncidium ornithorrynchum (  peixe podre ).
                                           FONTE: colibriorquideas.com
Há várias orquídeas com cheiro de chocolate.A mais famosa é o Oncidium “Sharry Baby Sweet Fragance”, que dá longas hastes com pequenas flores castanhas e cor de creme. Trata-se de um híbrido criado pelo homem, uma planta resistente, barata e que floresce até duas vezes por ano.