quinta-feira, 12 de abril de 2018

EXERCÍCIOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PARA OS 9º, 1º E 3º ANOS

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS  
PARTE 2

01. (ERSHC-2016). Observando os instrumentos de vidro, usados no laboratório de química, em operação de separação de misturas, podemos afirmar que:


a) A é um destilador de bolas, usado para líquidos voláteis.
b) B é um decantador de cano reto ou Liebig, usado para líquido não voláteis.
c) C é um refrigerante de serpentina, ideal para liquefazer vapores de baixo ponto de ebulição.
d) C é um condensador de serpentina, ideal para liquefazer vapores de alto ponto de ebulição.
e) A é um de condensador de bolas, usado para condensar líquidos voláteis.

02. (ERSHC-2016). O instrumento de vidro abaixo é muito usado em equipamentos para separação de líquidos miscíveis, com pontos de ebulição distintos. Sobre o texto e o instrumento é verdadeiro dizer que:


a) é um destilador de bolas, usado para líquidos voláteis que entram pela parte inferior do mesmo.
b) é usado para líquidos não voláteis, visto que tem um cano para saída do líquido e um outro para entrada.
c) é um refrigerante usado em destiladores específicos para fabricação da cachaça.
d) é um condensador, onde a entrada de água que vai refrigerar os vapores entra pela parte de cima e sai pela parte de baixo.
e) é um refrigerante, onde a entrada de água que vai refrigerar os vapores entra pela parte de baixo e sai pela parte de cima.

03. (ERSHC-2016). As investigações experimentais foram realizadas no Laboratório de Águas da Lagoa, na estação de tratamento de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). Lembrem-se bem da aula de laboratório.
Inicialmente, a água bruta era direcionada para uma câmara de carga de nível constante, dotada de um orifício. Registros permitiam a alternância entre as unidades de pré-cloração e pré-ozonização.
Pré-cloração: foi realizado num tempo de contado aproximado de 5 minutos, obtido através de um reator.

Pré-ozonização: foi realizado por um ozonizador de laboratório e transferido para a massa líquida numa coluna de bolhas.

Mistura Rápida: a água pré-oxidada foi introduzida por bomba centrífuga. A mistura rápida era feita numa pequena câmara, onde as soluções de sulfato de alumínio (2%) e óxido de cálcio foram aplicadas, através de bombas dosadoras

Filtração Direta: após receber a adição de coagulante, a água passava por um filtro de fluxo descendente. O material filtrante é formado de camada única de carvão mineral.
Texto adaptado de WWW.SCIELO.BR



De acordo com o texto e a figura é correto dizer que:
a) o sulfato de alumínio foi colocado antes de ozonizar a água.
b) o cloro é adicionado para clarear a água, e o ozônio para devolver a quantidade de oxigênio perdida na agitação.
c) é na fase da mistura rápida que ocorre a eliminação das bactéria e fungos.
d) o ozônio é um composto que serve para purificar a água durante o seu tratamento.
e) toda essa operação não é necessária, haja vista que para filtrar e descontaminar a água que bebemos basta filtrar essa água com um filtro natural (barro + cascalho + areia)

04. (ERSHC-2016). O removedor de Lodo (RPC) caracteriza-se por possuir uma ponte rotativa, braço raspador de lodo, alimentação pela coluna central e rolamento central. O efluente chega ao tanque pela coluna central. Neste instante, o efluente é barrado e inicia-se a decantação propriamente dita. O lodo sedimentado é conduzido ao poço central de lodo pela ação dos raspadores. O raspador central dirige o lodo do poço até o tubo de saída e a água clarificada é descarregada sem escuma, pois sua saída foi barrada pela cortina retentora de escuma (camada de materiais que flutuam-na superfície). A lâmina raspadora de escuma está montada numa caixa coletora para sua coleta. A ponte está apoiada em uma extremidade. No centro, a ponte está apoiada na coluna central. (ver figura)
Texto adaptado de WWW.SCIELO.BR

a) na indústria, esta aparelhagem não serve para separação de misturas.
b) na indústria, esta aparelhagem serve para separação de misturas heterogêneas.
c) na indústria, esta aparelhagem serve para separação de misturas homogêneas.
d) na indústria, esta aparelhagem serve para flotação de misturas heterogêneas.
e) na indústria, esta aparelhagem serve para levigação de misturas heterogêneas.

05. (ERSHC-2016). A formação da escuma necessita de surfactantes (detergentes), pois o aprisionamento de bolhas de gás, em excesso motivado pelos agentes da superfície, pode provocar um aumento de materiais flutuantes. No entanto, se houver quantidade significativa de surfactantes na massa líquida, materiais que formariam a escuma, por surgir flutuando na superfície, passam a agir não aumentando a quantidade de espuma.


Nesse sentido, em situação de concentração reduzida de surfactantes, os materiais menos densos que a água (óleos, graxas, gorduras, materiais vegetais particulados, cabelos, borrachas, entre outros), flutuariam, tornando a biodegradação mais demorada.

Sobre o texto e a imagem podemos afirmar que:
a) a escuma é uma mistura heterogênea (sólido + líquido + gás).
b) colocando numa proveta água e gordura, a gordura fica abaixo da água.
c) os surfactantes ajudam na formação das bolhas nas escumas.
d) os surfactantes, quando adicionados em quantidades pequenas à escuma, facilitam a biodegradação do material sobrenadante.
e) escuma é a mesma coisa de espuma.

06. (ERSHC-2016). A seguir, temos uma molécula de um detergente. Os detergentes são capazes de formarem emulsões, ou seja, juntar componentes de polaridades diferentes. Em uma linguagem mais coloquial, juntar substâncias que não se misturam, que não se gostam, imiscíveis.


Com base no texto marque a sentença correta.
a) se adicionarmos detergente a um béquer com água salgada, a água separa-se do sal.
b) se adicionarmos detergente a um béquer com água e óleo, o óleo fica mais denso.
c) se adicionarmos detergente a um béquer com gasolina + óleo + água, obteremos um sistema monofásico. 
d) se adicionarmos detergente a um béquer com álcool e acetona, faremos os líquidos imiscíveis em miscíveis.
e) se adicionarmos detergente a um béquer contendo visgo de jaca, obteremos uma mistura homogênea.

07. (ERSHC-2016). Observe a cachoeira do Kurumin e assinale a resposta correta.

a) a água do rio é uma mistura homogênea.
b) a água que desce a cachoeira é uma substância pura.
c) a água do rio é uma substância pura.
d) a água que desce a cachoeira é uma mistura heterogênea (S+L+G).
e) a água do rio é uma mistura é uma mistura homogênea (S+L+G).

08. (ERSHC-2016). Observe bem as imagens e marque a alternativa correta.
  
a) na sequência temos misturas homogênea, homogênea e heterogênea.
b) na sequência temos misturas heterogênea, homogênea e homogênea.
c) na sequencia temos misturas heterogênea, heterogênea e homogênea.
d) na sequencia temos misturas homogêneas.
e) na sequencia temos misturas Heterogêneas.

09. (ERSHC-2016). Observando os gráficos abaixo podemos afirmar que:
  

a) o primeiro gráfico da esquerda para direita, na linha superior, representa uma mistura comum, separável durante a fusão e a vaporização.
b) o segundo gráfico da esquerda para direita, na linha superior, representa uma mistura que pode ser separada durante a fusão e durante a vaporização.
c) o primeiro da esquerda para direita, na linha inferior, representa uma mistura eutética que, pode ser separada durante a vaporização.
d) o segundo gráfico da esquerda, para direita na linha inferior, representa uma mistura azeotrópica que pode ser separada durante fusão.
e) nenhum dos gráficos acima pode representar uma mistura homogênea.

10. (ERSHC-2016). Assinale as alternativas que apresentam misturas homogêneas e em seguida marque a alternativa correta.
a) água mineral sem gás.

b) água de praia.
c) titânio.
d) Salmoura.
e) refrigerante aberto.
f) óleo diesel.
g) laranjada.
h) Leite.
i) sangue.
j) ar das cidades.
l) ar das florestas.
m) água do mar.

a) apenas 2 alternativas são misturas homogêneas.
b) apenas 3 alternativas são misturas homogêneas.
c) apenas 4 alternativas são misturas homogêneas.
d) apenas 5 alternativas são misturas homogêneas.
e) apenas 6 alternativas são misturas homogêneas.


Pelo prof. Eudo Robson

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