terça-feira, 6 de março de 2018

DR, QUÍMICA - VESTIBULAR 2


O1. Um fato corriqueiro ao se cozinhar arroz é o derramamento de parte da água de cozimento sobre a chama azul do fogo, mudando-a para uma chama amarela. Essa mudança de cor pode suscitar interpretações diversas, relacionadas às substâncias presentes na água de cozimento. Além do sal de cozinha (NaCl), nela se encontram carboidratos, proteínas e sais minerais. Cientificamente, sabe-se que essa mudança de cor da chama ocorre pela
Parte superior do formulário

a) reação do gás de cozinha com o sal, volatilizando gás cloro
b) emissão de fótons pelo sódio, excitado por causa da chama.
c) produção de derivado amarelo, pela reação com o carboidrato.
d) reação do gás de cozinha com a água, formando gás hidrogênio.
e) excitação das moléculas de proteínas, com formação de luz amarela.
02 – (FMU). Os gases nobres são os únicos elementos químicos que têm a camada de valência com o número máximo de elétrons (dois ou oito). Esse fato proporciona estabilidade química a eles. Das espécies químicas abaixo, pode ser considerada estável
a) 1 H 1+
b) 9 F 0
c) 11 Na 1-
d) 19 K +
e) 18 Ar 2-
03.  – (PUC-RS).  Considerando a afinidade eletrônica e potencial de ionização, ao longo de um mesmo grupo da tabela periódica, de uma maneira geral é possível afirmar que
a) diminuem com o aumento do número atômico, devido ao aumento do número de camadas.
b) aumentam com o aumento do número atômico, devido ao aumento do tamanho do átomo.
c) não sofrem variações, pois não sofrem influência da variação do número atômico.
d) não sofrem a mesma variação, pois são propriedades aperiódicas.
e) aumentam com o aumento do número atômico, devido ao aumento do número de elétrons.

04 – (PUC-RJ). O gráfico abaixo mostra a variação do potencial de ionização (eixo das ordenadas) em função do número atômico (eixo das abscissas). Considerando que a escala no eixo das abscissas não começa necessariamente de zero, os números atômicos dos elementos A, B e C só podem ser, respectivamente:
a) A = 1; B = 9; C = 10.
b) A = 11; B = 18; C = 19.
c) A = 10; B = 19; C = 20.
d) A = 12; B = 17; C = 18.
e) A = 2; B = 10; C = 11.

05 – Três átomos cujos números atômicos são 8, 11 e 17 estão classificados na tabela periódica,respectivamente, como

a) um gás nobre, um metal alcalino e um metal alcalino-terroso.
b) um halogênio, um não-metal e um metal alcalino-terroso.
c) um metal alcalino, um halogênio e um calcogênio.
d) um calcogênio, um metal alcalino e um halogênio.
e) um gás nobre, um metal alcalino e um halogênio

06: Com relação à tabela periódica:

I. Os elementos mais eletronegativos estão à esquerda da tabela.
II. Em um período, em geral, o tamanho do átomo aumenta da direita para a esquerda.
III. Em um período, em geral, quanto mais prótons tem um átomo, maior ele é.
IV. Os metais ficam à esquerda e os não-metais à direita da tabela.
V. Metais ganham elétrons mais facilmente que os não-metais

São corretas as afirmativas:

a) I e III
b) II e IV
c) III e V
d) I e II
e) IV e V

07. (Enem adaptado) O ferro pode ser obtido a partir da hematita, minério rico em óxido de ferro, pela reação com carvão e oxigênio.

Quanto ao elemento ferro é correto afirmar.

a) é um semimental.
b) é um metal da família dos metais alcalinos terrosos.
c) é um metal de transição interna.
d) é um metal de transição externa.
e) é um metal representativo.

08. (UFF 2010- adaptado). Após os trabalhos de Lavoisier, Dalton e outros, o estudo dos elementos químicos desenvolveu-se de tal forma que se tornou necessário classificá-los de acordo com suas propriedades. A observação experimental tornou evidente que certos elementos têm propriedades muito semelhantes, o que permite reuni-los em grupos. Desde o século XIX, várias tentativas foram feitas, sem grande sucesso. O trabalho mais detalhado foi feito em 1869 por Mendeleev. Ele ordenou os elementos em função de suas massas atômicas crescentes, respeitando suas propriedades químicas. O trabalho foi tão importante que ele chegou a prever a existência de elementos que ainda não haviam sido descobertos. Com base na tabela periódica, é incorreto afirmar:
a) a energia de ionização de um elemento é a energia mínima necessária para remover um elétron do átomo desse elemento no estado gasoso
b) os elementos de transição interna são aqueles cujo subnível de maior energia da distribuição eletrônica de seus átomos é f.
c) a afinidade eletrônica ou eletroafinidade é a energia associada ao ganho de um elétron num átomo do elemento no estado gasoso.
d) a família 1 da tabela periódica refere-se aos metais alcalinos.
e) as propriedades dos elementos são funções aperiódicas de seus números atômicos.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO (Cesgranrio) A gota ocorre quando há muito ácido úrico no sangue, nos tecidos e na urina. O ácido úrico cristaliza-se nas articulações, agindo como abrasivo e causando sensibilidade e dor. O ácido úrico é um subproduto de determinados alimentos, portanto, esse problema está intimamente relacionado à alimentação. As purinas, por exemplo, são constituintes das nucleoproteínas das quais é derivado o ácido úrico. Com relação à gota, o texto abaixo faz outras recomendações sobre os suplementos nutricionais.
Suplemento: Complexo B mais ácido fólico. Comentários: Evite ingestão de niacina; ácido fólico é importante no metabolismo de nucleoproteína.
Suplemento: Vitamina C. Comentários: Reduz ácido úrico plasmático.
Suplemento: Germânio. Comentários: Alivia a dor; reduz a sensibilidade.
Suplemento: Vitamina E. Comentários: Neutraliza radicais livres e melhora a circulação.
Suplemento: Zinco. Comentários: É importante no metabolismo de proteínas e na regeneração de tecidos
Suplemento: Cálcio e Magnésio (quelado). Comentários: Funcionam durante o sono. Suplemento: Vitamina A. Comentários: É poderoso antioxidante. 4.
09. A respeito dos elementos químicos indicados no texto de suplementos nutricionais e que se localizam no grupo 2A da tabela periódica dos elementos, está correto afirmar que:
a) o número de oxidação deles, em qualquer composto, é sempre-2 (negativo 2).
b) os seus óxidos têm caráter ácido.
c) os seus átomos se unem aos átomos de cloro (na formação de sais) por meio de ligações covalentes. d) os seus átomos no estado fundamental possuem 2 elétrons na camada de valência.
e) possuem eletronegatividade maior do que todos os elementos situados no grupo 7A.

10. (Ufpr) Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos. 9. A respeito da classificação dos elementos químicos na tabela periódica, é correto afirmar que:
01) O fato dos elementos de um mesmo grupo apresentarem o mesmo número de elétrons na camada de valência não faz com que suas propriedades físico-químicas sejam semelhantes. 02) Os elementos pertencentes a um mesmo período estão dispostos, na tabela periódica, em ordem crescente de numero atômico. Cada período se encerra quando o elemento apresenta configuração eletrônica estável de gás nobre.
04) Elementos de uma mesma família apresentam o mesmo número quântico principal da camada de valência.
08) Todos os elementos que possuem configuração eletrônica igual a ns¢ na camada de valência são chamadas de metais alcalinos.
16) Todos os elementos que possuem configuração eletrônica a ns£ na camada de valência são chamadas de metais alcalinoterrosos.
32) No final de cada período, observam-se os elementos que possuem pequena tendência à reatividade química. Este comportamento reflete a configuração da camada de valência com octeto completo. Soma = (  34  )
10. (Cesgranrio). Com relação aos átomos da classificação periódica dos elementos químicos, são feitas as seguintes afirmativas:
I - os átomos de cloro são os mais eletronegativos do terceiro período da tabela periódica;
II - os átomos do titânio são maiores que os átomos do cobalto;
III - os átomos do frâncio são mais eletropositivos que os do lítio;
IV - a configuração eletrônica, por subníveis, em ordem crescente de energia, para os átomos do ferro é 1s22s22p63s23p64s23d6. São afirmativas corretas:
a) I e II apenas.
b) III e IV apenas.
c) I, II e III apenas.
d) II, III e IV apenas.
e) I, II, III e IV.
11. (Ufrj). Desde o primeiro trabalho de Mendeleyev, publicado em 1869, foram propostas mais de quinhentas formas para apresentar uma classificação periódica dos elementos químicos. A figura a seguir apresenta um trecho de uma destas propostas, na qual a disposição dos elementos é baseada na ordem de preenchimento dos orbitais atômicos. Na figura, alguns elementos foram propositadamente omitidos.

a) Identifique os elementos químicos da quarta linha da figura apresentada.
b) Identifique o elemento químico de maior potencial de ionização dentre todos os da terceira linha da figura apresentada.

Sem comentários:

Enviar um comentário