sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

REVISÃO PARA PIO X -PARTE 4



Dados para a questão 01 e 02: 

H (Z=1), Cl (Z=17), Al (Z=13), Na (Z=11), O (Z=8), Ca (Z=20), 
S (Z=16), N (Z=7), F (Z=9), C (Z=6), Pt (Z=78), Co (Z=27).

01) (Simulado Pio X).A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen-SE), além de produzir sulfato de amônio, (NH4)2SO4, e ureia (NH2)2CO, é responsável pela produção de amônia (NH3) e ácido nítrico (HNO3). Sobre esses compostos é correto afirmar que:

a) O sulfato de amônio é um sal com ligações covalentes, sendo portanto um composto apolar.

b) Na molécula da ureia o carbono possui hibridação sp3, conferindo a molécula uma geometria tetraédrica.

c) Na molécula da amônia, o átomo central apresenta geometria trigonal plana, com ângulos de ligação HNH de 120º.

d) O ácido nítrico possui um arranjo tetraédrico, uma vez que está ligado a três átomos de oxigênio e um átomo hidrogênio.

e) Dentre as moléculas acima citadas, apenas a amônia possui geometria trigonal piramidal com ângulos de ligação HNH inferiores a 109,5º, o que a torna uma molécula polar.

02). (Simulado Pio X). Os complexos envolvendo cobalto (Co) como ácido de Lewis e o grupo NH3 como base tiveram importante papel no desenvolvimento da Química de Coordenação ao reagirem entre si, formam o íon complexo hexaminocobalto (III), [Co(NH3)6]3+. Outro íon complexo formado envolvendo Co é o hexaflourocobaltato (III) [CoF6]3-. Compostos do tipo [ML6]q são frequentes na síntese de compostos de coordenação. A partir das teorias de ligação química existentes avalie as afirmações a seguir, referentes aos íons citados.

I. Os íons complexos hexamincobalto (III) e hexafluorocobaltato (III) apresentam o mesmo número de coordenação e mesma geometria molecular.

II. Nos íons hexamincobalto (III) e hexafluorocobaltato (III) são complexos de coordenação onde o cobalto apresenta valências +3 e -3, respectivamente.

III. Os íons complexos hexamincobalto (III) e hexafluorocobaltato (III) apresentam propriedades semelhantes por terem o mesmo íon central.
É correto o que se afirmar em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) I e III, apenas

03). (Simulado Pio X). O alumínio (Al) não é encontrado na natureza na forma pura. Aparece, geralmente, em substâncias oxigenadas na forma de óxidos, em fluoretos ou silicatos. Os minerais de alumínio mais comuns são a bauxita, criolita e alumina. Além de ser utilizado em diversas ligas, é empregado largamente na indústria por ser um metal extremamente leve, servindo como material de estrutura. Um procedimento simples de verificação se o metal se encontra na forma pura é a adição de uma solução 1 mol L-1 de ácido clorídrico ou hidróxido de sódio. A melhor justificativa para esse teste seria o que se afirma no item:

a) A reação do alumínio puro tanto com o ácido quanto com a base produzirá uma substância de caráter neutro.

b) Na reação com o ácido clorídrico será observado a liberação de um gás e a formação de uma substância solúvel em água.

c) Na reação com o hidróxido de sódio, produzirá uma substância de caráter ácido, o que não é observado na reação com o ácido.

d) Na reação com o ácido clorídrico, os produtos da reação serão o gás hidrogênio e o óxido de alumínio.

e) Nenhuma das duas reações acontece devido o alumínio puro ser inerte.

04). (Simulado Pio X). “Há 100 anos, a ciência dividiu o que era então considerado indivisível. Ao anunciar, em 1897, a descoberta de uma nova partícula que habita o interior do átomo, o elétron, o físico inglês Joseph Johon Thomson mudou dois mil anos de uma história que começou quando filósofos gregos propuseram que a matéria seria formada por diminutas porções indivisíveis, uniformes, duras, sólidas e eternas. Cada um desses corpúsculos foi denominado átomo, o que em grego, quer dizer „não divisível”. A descoberta do elétron inaugurou a era das partículas elementares e foi o primeiro passo do que seria no século seguinte uma viagem fantástica ao microuniverso da matéria.”
Ciência Hoje, vol.22,n.131,1997,p.24
A respeito das ideias contidas nesse texto, é correto afirmar que:

a) A partir da descoberta dos elétrons, foi possível determinar as massas dos átomos.

b) Faz 100 anos que se descobriu que os átomos não são os menores constituintes da matéria.

c) Os átomos, apesar de serem indivisíveis, são constituídos por elétrons, prótons e nêutrons.

d) Os elétrons são diminutas porções indivisíveis, uniformes, duras e indestrutíveis e são partículas fundamentais da matéria.

e) Faz 100 anos que se descobriu que os elétrons não são os menores constituintes da matéria.

05). (Simulado Pio X). “A teoria do flogístico havia sido desenvolvida por Georg Ernst Stahl, sob influência de seu mestre, Johann Becher. Os alquimistas sempre encararam a combustão como perda de alguma coisa do corpo que queima, já que se observa uma chama que parece se desprender do material. Sthal chamou de flogistico ao “espírito ingênuo” que desprendia nas combustões.” Vanin, José Atílio, 2001.
A respeito das ideias contidas nesse texto, é correto afirmar que:

a) O flogístico é uma explicação consistente que se mantém até hoje.

b) O flogístico surgiu partir de experiências bem-controladas, medindo a variação de massa.

c) O flogístico é um exemplo de uma teoria errônea que consegue explicar uma constatação, mas que não resiste à comprovação experimental.

d) O flogístico é um exemplo de uma teoria correta que consegue explicar uma constatação e que resiste à comprovação experimental.

e) O flogístico é uma explicação muito consistente que explica a combustão e que se mantém até hoje.

06). (Simulado Pio X). Em regiões muito frias, um dos problemas mais frequentes é o congelamento da água de refrigeração do motor de automóveis.
Considerando que o motor não apresenta corrosão, a ação que garante o maior abaixamento da temperatura de congelamento é adicionar, na água de refrigeração,

a) 1 mol/L de nitrato de sódio.

b) 1 mol/L de sacarose.

c) 1 mol/L de nitrato de alumínio.

d) 1 mol/L de glicose.

07). (Simulado Pio X). Diborano é uma substância com grande potencial para ser utilizado como combustível de foguetes. A partir dos dados abaixo, determine a entalpia padrão de formação (ΔfHº) de 2 mols do diborano gasoso, a 298K.



Qual é a alternativa que apresenta a (ΔfHº) do diborano?

a) - 1152 KJ.mol-1

b) - 576 KJ.mol-1

c) - 4610 KJ.mol-1

d) - 2305 KJ.mol-1

08). (Simulado Pio X).  Observe o seguinte equilíbrio abaixo: 
  


Se aumentarmos a concentração do dióxido de enxofre, acontecerá o seguinte:

a) O equilíbrio se deslocará para a direita, aumentando a concentração de SO3 e diminuindo a concentração de O2.

b) O equilíbrio se deslocará para a esquerda, aumentando a concentração de O2 e diminuindo a concentração de SO3.

c) O equilíbrio se deslocará para a direita, diminuindo a concentração de SO3 e aumentando a concentração de O2.

d) O equilíbrio se deslocará para a esquerda, mas todas as concentrações permanecerão inalteradas.

e) O equilíbrio não se deslocará porque somente a variação da temperatura afeta esse tipo de equilíbrio.

09). (Simulado Pio X). A 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA) foi sintetizada na Alemanha, em 1914, e utilizada como moderador de apetite. Na década de 70, essa droga passou a ter fins psicoterápicos, mas seu uso se tornou abusivo, provocando lesões nos neurônios e, com isso, ela passou a ser proibida.
Muito comum no meio dos adolescentes, ela é conhecida como ecstasy , XTC , Adam e Droga do amor. Ela pode ser classificada como um psicoestimulante, semelhante às anfetaminas e à cocaína, como também ser agrupada com os alucinógenos, devido às alucinações e flashbacks, se usada em doses muito altas.
A fórmula estrutural da 3,4-metilenodioximetanfetamina encontra-se representada na figura a seguir, bem como as principais formas de comprimidos desse composto.



Sobre esta substância assinale a alternativa correta:

a) Possui a função amida.

b) Tem o total de 6 isômeros ativos.

c) Não possui carbono assimétrico.

d) Todos os carbonos têm hibridização sp3.

e) Apresenta isomeria geométrica.

10). (Simulado Pio X). Os compostos orgânicos são muito importantes em nossa sociedade, estando presentes nos polímeros (plásticos, tecidos, isopor e borrachas), em medicamentos e em combustíveis, apenas para citar alguns exemplos. Assim, torna-se essencial encontrar meios de produzi-los, o que é possível graças às reações orgânicas.
Visto que existe um número enorme de compostos orgânicos, é de se esperar que também exista uma grande variedade de tipos de reações orgânicas.
Considere as seguintes reações orgânicas:


Podemos classificá-las, respectivamente, como:

a) adição, substituição, eliminação.

b) adição, eliminação, substituição.

c) eliminação, adição, substituição.

d) eliminação, substituição, adição.

e) substituição, adição, eliminação.

11).  (Simulado Pio X). Considere um indicador ácido-base que adquire a cor amarela em meio ácido e azul em meio básico, como esquematizado na figura abaixo:

Indique a afirmativa que descreve as cores apresentadas pelo indicador considerado quando adicionado às soluções de hidróxido de cálcio, ácido nítrico, ácido acético, hidróxido de amônio e água:

a) Amarelo, azul, azul, amarelo e amarelo.

b) Azul, verde, verde, azul e amarelo.

c) Azul, amarelo, amarelo, azul e verde.

d) Verde, amarelo, verde, azul e verde.

e) Azul, amarelo, verde, verde e verde.

12). (Simulado Pio X). Dois equipamentos de laboratório comumente utilizados em titulações são:

a) Funil de separação e bureta.

b) Bureta e erlenmeyer.

c) Balão de fundo redondo e condensador.

d) Balão volumétrico e cadinho.

e) Pipeta e mufla.

13). (Simulado Pio X). Sobre a anilina, matéria-prima utilizada em inúmeros corantes cuja estrutura está representada abaixo, considere os seguintes itens.


1. Sofre reações de substituição orientadas por –NH2 em orto e para.

4. Segue a regra de huckel e é aromático.

8. Também chamada de nitrobenzeno, utilizado comercialmente como solvente.

12. A nitração da anilina é mais lenta que a nitração do benzeno.

16. Devido à carga dos elétrons do anel aromático, a anilina pode sofrer
preferencialmente o ataque de um nucleófilo.

A soma das respostas CORRETAS é:

a) 5

b) 16

c) 28

d) 36

e) 13

14). (Simulado Pio X). A hidrazina (N2H4) é líquida e recentemente chamou a atenção como possível combustível para foguetes, por causa de suas fortes propriedades redutoras. Uma reação típica da hidrazina é:


Supondo as velocidades expressas em mol/L, V1 = velocidade de consumo de N2H4, V2 = velocidade de consumo de I2, V3 = velocidade de formação de HI, V4 = velocidade de formação de N2. Podemos afirmar que:

a) V1 = V2 = V3 = V4.

b) V1 = V2/2 = V3/4 = V4.

c) V1 = 2V2 = 4V3 = V4.

d) V1 = V2/4 = V3/4 = V4/2.

e) V1 = 4V2 = 4V3 = 2V4.

15). (Simulado Pio X). Objetos de ferro ou aço podem ser protegidos da corrosão de vários modos:

I) Cobrindo a superfície com uma camada protetora.

II) Colocando o objeto em contato com um metal mais ativo, como zinco.

III) Colocando o objeto em contato com um metal menos ativo, como cobre.

São corretos:

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) apenas I e III.

16). (Simulado Pio X). A cafeína, que é um alcalóide presente nas folhas de chá preto, pode ser isolada através de um processo que envolve duas extrações. Na primeira etapa, as folhas de chá preto são extraídas com solução aquosa de Na2CO3, com o objetivo de hidrolisar o conjugado cafeína-tanino presente no substrato. Nesta reação, o tanino passível de hidrólise gera glicose e sal de ácido gálico. Na segunda etapa, é feita uma extração líquido-líquido do meio reacional com diclorometano. Abaixo estão apresentadas as espécies de interesse.

A respeito dos processos de extração descritos acima, tem-se que:

a) a extração sólido-líquido deve ser efetuada a frio, de modo a evitar a decomposição da cafeína.

b) a extração com diclorometano remove a cafeína e o sal de ácido gálico.

c) o Na2CO3 favorece a transferência da glicose para a fase orgânica, através de um processo de salting out.

d) a cafeína é extraída para a fase orgânica sob a forma protonada.

e) o coeficiente de distribuição da cafeína no sistema água-diclorometano é maior que 1.

17). (Simulado Pio X). Em 2010 pesquisadores divulgaram um trabalho de identificação química da clorofenilpiperazina (CPP) em comprimidos apreendidos pela polícia.

Figura1. Estrutura química da piperazina e seus derivados: 1-(2-clorofenil) piperazina (o-CPP), 1-(3-clorofenil) piperazina (m-CPP), 1-(4-clorofenil) piperazina (p-CPP).
Na análise das amostras utilizados foram realizados testes colorimétricos, análises por cromatografia em camada delgada de alta eficiência (CCDAE), cromatografia líquida de alta eficiência com detecção por arranjo de diodos (CLAE/DAD), espectros de absorção na região UV/VIS e espectrometria de massas (EM/EM).
Soluções dos padrões (1 mg.mL-1 em metanol) de anfetamina, metanfetamina, MDA, MDMA e cocaína foram obtidas da Cerilliant. A água utilizada nos ensaios foi outra ultrapurificada em sistema Milli-Q. Todos os demais reagentes utilizados apresentavam uma pureza adequada para a cromatografia líquida.
No artigo as seguintes figuras são apresentadas:





Com base nas informações apresentadas e considerando a seguinte massas moleculares: Cl = 35,5 g.mol-1, N = 14,0 g.mol-1, C =12,0 g.mol-1, H = 1,0 g.mol-1, avalie as afirmações a seguir: 

I. Na figura 2, observa-se que a substância presente nos comprimidos investigados apresenta tempo de retenção de aproximadamente 7,4 minutos.

II. Na figura 3, observa-se que a substância investigadas apresenta significativa absorção em 208 e 248 nm, mostrando grande identificação com todas as substâncias usadas com padrão, cujas absorções ocorrem comprimentos de onda semelhantes.

III. Na figura 4, observa-se que espectro obtido apresentou dois picos abundantes de relações massa/carga (m/z) iguais a 197,1 e 199,1. Essa informação é coerente com estrutura química da CPP, que possui massa molar de 196,0 g.mol-1.

IV. No estudo conjunto dos três métodos de análise cromatografia, UV/Vis e Espectrometria de massas), aplicando-se os cálculos adequados, é possível concluir qual dos isômeros (o-CPP, m-CPP ou p-CPP) está presente dos comprimidos analisados.
É correto apenas o que se afirmar em

a) I e II

b) I e III

c) III e IV

d) I, II e IV

e) II, III e IV

Pelo prof. Eudo Robson

GABARITO:

1-E, 2-D, 3-B, 4-B, 5-C, 6-C,7-D, 8-A, 9-C,10-A,11-C,12-B,13-A,14-B,15-D,16-E,17-B. 

Sem comentários:

Enviar um comentário