terça-feira, 3 de outubro de 2017

LEI DE LAVOISIER E PROUST - 9º E 1º ANOS

                         LEIS QUÍMICAS

A - LEI DE LAVOISIER (CONSERVAÇÃO DAS MASSAS)

Antoine Lavoisier foi um químico, filósofo, físico e matemático, nascido em Paris. Criador da química moderna, participou da reforma da nomenclatura da química. Criador do Absinto(também conhecida como fada verde) e também auxiliou na criação da atual forma da Vodka russa que só seria finalizado por Mendeleev um século depois.

É reconhecido por ter enunciado o princípio da conservação da matéria. Além disso identificou e batizou o oxigênio, combateu a teoria flogistica. Célebre por seus estudos sobre a conservação da matéria, mais tarde imortalizado pela frase popular:



"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"

B - LEI DE PROUST (PROPORÇÕES CONSTANTES)

Químico francês Joseph Louis Proust, afirmou que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa. Estudada e aprovada, posteriormente floi estendida a qualquer reação química.



" Ou seja, a proporção entre as massas será mantida!"

C - LEI DE DALTON (PROPORÇÕES MÚLTIPLAS)

Químico inglês, John Dalton desenvolveu uma teoria sobre a estrutura da matéria. Um dado composto químico tem sempre a mesma proporção, em massa, dos elementos químicos que o constitui, independentemente da quantidade de composto considerada. 


 Veja bem, segundo Dalton, numa reação haverá um rearranjo dos átomos, em combinações diferentes originando substâncias diferentes, o que explica a conservação da matéria de Lavoisier e a proporção fixa de Proust.

AGORA EXERCITE!

01) (FCMSC-SP) A frase: “Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se” relaciona-se com as idéias de:
a) Dalton.
b) Proust.
c) Boyle.
d) Lavoisier.
e) Gay-Lussac.
 
02) Acerca de uma reação química, considere as seguintes afirmações:
I. A massa se conserva.
II. As moléculas se conservam.
III. Os átomos se conservam.
IV. Ocorre rearranjo dos átomos.
Está correto o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) III e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV. 

03) A reação entre 23g de álcool etílico e 48g de oxigênio produziu 27g de água, ao lado de gás carbônico. A massa de gás carbônico obtida foi de:
a) 44g.
b) 22g.
c) 61g.
d) 88g.
e) 18g.
 
04) Dada a seguinte reação de combustão do etanol: C2H6O + 3 O2 2 CO2 + 3 H2O De acordo com a estequiometria da reação, 10g de etanol reagem com certa massa de oxigênio, produzindo 19g de gás carbônico e 12g de água. Pode-se afirmar que a massa de oxigênio necessária para reagir completamente com todo o álcool usado é de:
a) 12g.
b) 18g.
c) 21g.
d) 32g.
e) 64g.
 
05) O quociente entre as massas de dois elementos A e B, que reagem exatamente entre si originando o composto AB, é igual a 0,75. Misturando-se 24,0g de A e 40,0g de B, ao término da reação, verifica-se que:
a) 80 % da massa de B reagiram completamente com 24,0 g de A.
b) 16,0 g de A reagem integralmente com 40,0 g de B.
c) houve a formação de 64,0 g de AB.
d) houve a formação de 56,0 g de AB, com excesso de 8,0 g de A.
e) não há reação, porque as massas postas em contato não são estequiométricas. 

06) A tabela a seguir, com dados relativos à equação citada, refere-se a duas experiências realizadas. Então, podemos afirmar que: 
a) 32/Y = X/132.
b) Y = 168.
c) X é menor que a soma dos valores das massas dos reagentes da 1ª experiência.
d) X = Y. e) Y é igual ao dobro do valor da massa de carbono que reage na 2ª experiência.
 
07) A fórmula da sacarose é C12H22O11.  A afirmativa falsa é:
a) Um mol de sacarose contém 11 átomos de oxigênio.
b) A molécula de sacarose é constituída por 45 átomos.
c) Na fórmula da sacarose figuram três símbolos químicos diferentes.
d) A sacarose é uma substância composta.
e) Uma molécula de sacarose possui 12 átomos de carbono. 

08) A lei de Proust diz: “Quando qualquer substância composta é formada, seus elementos se combinam entre si, numa proporção em massa rigorosamente definida”. Sabendo-se que a água é formada numa proporção em massa igual a 1 g de hidrogênio para 8 g de oxigênio, a combinação de 5,0 g de hidrogênio com 24 g de oxigênio resultará em:
a) 27 g de água e 2 g de excesso de oxigênio.
b) 18 g de água e 6 g de excesso de oxigênio.
c) 29 g de água.
d) 18 g de água e 2 g de excesso de hidrogênio.
e) 27 g de água e 2 g de excesso de hidrogênio. 

09) A afirmativa “Numa reação química, a soma das quantidades dos reagentes é igual à soma das quantidades dos produtos da reação”.  
a) É sempre verdadeira na química.
b) Só é verdadeira quando as quantidades forem em massa.
c) Só é verdadeira quando as quantidades forem em volume.
d) É verdadeira quando as quantidades forem em massa ou em número de moléculas.
e) É verdadeira quando as quantidades forem em volumes ou em número de moléculas 

10) A reação entre 23 g de álcool etílico e 48 g de oxigênio produziu 27 g de água, ao lado de gás carbônico. Qual a massa de gás carbônico obtida?
a) 1g   
b) 67g   
c) 58g   
d) 44g  
e) 35g 

11) Com base na reação: Etano + Oxigênio  gás carbônico + água, determinar o valor de x, sabendo que a massa dos reagentes e produtos valem respectivamente (2x – 6)g, (4x + 8)g, (5x – 6)g e (3x + 6)g.
a) 1        
b) 2        
c) 3        
d) 4        
e) 5
  
12) Na preparação de pães e bolos, utiliza-se fermento para crescer a massa. Considere uma receita preparada com 150g de farinha de trigo, 100g de açúcar, 50 g de manteiga, 300g de ovos e 20 g de fermento. Depois de crescida, a mistura pesará aproximadamente:
a) 1.240g
b) 620g.
c) um valor intermediário entre 620g e 1.240 g
d) 1.860g e) um valor intermediário entre 1.240g e 1.860g 
13) Qual a massa de metano que na combustão se combina totalmente com 12,8g de oxigênio, produzindo 8,8g de gás carbônico e 7,2g de água?
a) 9,4g  
b) 7,8g  
c) 5,5g   
d) 3,2g  
e) 2,1g
  
14) Num recipiente fechado estão 3,2g de gás hidrogênio e 25,6g de gás oxigênio. Passando uma faísca elétrica pelo sistema, ocorre uma pequena explosão e tudo se transforma em água. Qual a massa de água formada?




15) Num recipiente foram misturados 5g de hidrogênio com 42g de oxigênio. Após a reação pudemos observar, ao lado do oxigênio, a formação de 45g de água. Qual a massa de oxigênio em excesso?
  



16) 18g de um metal são adicionados a 40g de enxofre. Após a reação, verifica-se a formação de 50g de sulfeto do metal ao lado de excesso de enxofre. A massa de enxofre que não reagiu foi de: 
a) 4g.
b) 6g.
c) 8g.
d) 10g.
e) 12g. 

17) Sabemos que 12g de carbono se combinam totalmente com 32g de oxigênio, produzindo gás carbônico. Qual a massa de oxigênio necessária para combinar-se totalmente com 7,2g de carbono?





18) Experimentalmente verificamos que 36g de carbono reagem totalmente com 9g de hidrogênio, produzindo etano. Descubra a composição centesimal do etano.






19) 14g de eteno reagem com 48g de oxigênio, produzindo 44g de gás carbônico e 18g de água. Qual a massa de oxigênio necessária para reagir totalmente com 11,2g de eteno? Quais as massas de gás carbônico e água obtidas nessa reação?




20) Determine a composição centesimal da água, sabendo que, para obtermos 18g desse composto, são necessários 2g de hidrogênio e 16g de oxigênio.



21) Sabemos que 5g de hidrogênio se combinam com 40g de oxigênio para formar água. Quantos gramas de hidrogênio se combinam com 112g de oxigênio para formar água?





22) 2g de hidrogênio reagem totalmente com 71g de cloro e produzem gás clorídrico. Calcule a massa de gás clorídrico que se formará quando 6,8g de hidrogênio reagirem com suficiente quantidade de cloro.





23) 0,42g de nitrogênio combinam-se com 0,24g de oxigênio, formando um primeiro óxido; 1,40g de nitrogênio combinam-se com 1,60g de oxigênio, formando um segundo óxido; e finalmente 0,56g de nitrogênio combinam-se com 1,28g de oxigênio, formando um terceiro óxido.  Verifique se está de acordo com a Lei das Proporções Constantes.
  



24) Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), o iniciador da Química Moderna, realizou, por volta de 1755, vários experimentos.  Em um deles aqueceu 100g de mercúrio em presença do ar, dentro de um recipiente de vidro fechado, obtendo 54g de óxido vermelho de mercúrio, tendo ficado ainda sem reagir 50g de mercúrio.  Pergunta-se: 
a) Qual a razão entre a massa de oxigênio e a de mercúrio que reagiram?



b) Qual a massa de oxigênio que seria necessária para reagir com todo o mercúrio inicial?



25) Qualquer que seja a procedência do processo de preparação do cloreto de sódio, podemos afirmar que sua composição, em peso, é de 39,32% de sódio e 60,68% de cloro.  Com base na lei de:
a) Proust
b) Dalton
c) Lavoisier
d) Gay-Lussac
e) Nenhuma das respostas 

26) Lavoisier, em uma reação de síntese da água a partir de hidrogênio e oxigênio, obteve os seguintes dados: 
Hidrogênio + oxigênio  água  
       (H2)             (O2)            (H20)    
1g                  8g               9g 
Considerando a reação acima, julgue os itens abaixo e assinale V quando verdadeiro e F quando falso. 
0.0 - A água é uma substância composta obtida a partir de substâncias simples.
1.1 - A utilização de 2 g de hidrogênio e 8 g de oxigênio possibilitaria a obtenção de 10 g de água.
2.2 - A fórmula centesimal da água é: 11,11% de hidrogênio e 88,89% de oxigênio. Lavoisier verificou que a massa se conserva durante uma reação química.
3.3 - A lei de Lavoisier é válida tanto para sistemas fechados como para sistemas abertos. 

27) Em uma experiência um estudante verificou que aquecendo-se enxofre em pó com limalha de ferro obtinha-se sulfeto ferros (FeS), conforme indicado abaixo: 
Ferro   +   Enxofre      sulfeto ferroso
(Fe )           (S)                     (FeS)
5,6 g         3,2 g                       x 
Considerando a reação acima, julgue os itens abaixo e assinale V quando verdadeiro e F quando falso: 
0.0 - A massa de sulfeto ferroso (FeS) formado (x) é igual a 8,8 g.
1.1 - O aquecimento do ferro e do enxofre é um processo físico.
2.2 - A reação de formação do sulfeto ferroso (FeS) é um processo exotérmico.
3.3 - Se utilizarmos 11,2g de ferro e 18g de enxofre no processo, haverá excesso de enxofre.
4.4 - Resfriando-se o sulfeto ferroso (FeS ), o estudante obteria as substâncias ferro e enxofre. 

28) Quando o hidrogênio reage com oxigênio para formar água, verifica-se que: 
Hidrogênio + oxigênio         água   
1g                 8g                      9g 
As massas de hidrogênio e oxigênio que se combinam para formar 36g de água, valem respectivamente:
a) 32 e 4g 
b) 4 e 33g 
c) 32 e 8g
d) 4 e 53g
e) n.r.a.
 
29) (ERSHC-1996) Dada a reação: 
               X  +  Y      C 
Sabe-se que numa 1.ª experiência foram utilizados 6g de X e 8g de Y, produzindo uma certa massa de C. Numa 2ª experiência foram utilizados 9g de X, certa massa de Y e foi obtida uma determinada massa de C. Sabendo que não houve excesso na reação, qual a massa de C da 2ª experiência?
  



30) 20g de reagente A combinam-se com 50g do reagente B, formando 15g de produto X e uma certa massa de produto Y. A massa do produto Y será:
a) 55 g
b) 54g 
c) 52g
d) 53g
e) 56g 

O texto abaixo é válido para as questões 31 e 32. Sabe-se que o ferro e o oxigênio podem combinar-se formando 2 compostos: o FeO e o Fe2O3. O composto FeO forma-se quando ocorre combinação na proporção de 56g de ferro para 16g de oxigênio; o Fe2O3 forma-se quando a proporção é de 112g de ferro para 48g de oxigênio.
  
31) As quantidades de ferro e de oxigênio necessárias para a formação de 10g de Fe2O3 são, respectivamente:
a) 5 e 4                                                        
b) 7 e 3                                                    
c) 3 e 5
d) 7 e 5
e) 4 e 3 

32) As quantidades de ferro e de oxigênio necessárias para a formação de 9g de FeO são, respectivamente:
a) 7 e 2
b) 5 e 7
c) 2 e 5
d) 5 e 4
e) 4 e 7
 
33) Quando se aquecem 2,00g de ferro em pó, formam-se 2,86g de óxido de ferro, devido à reação com o oxigênio do ar atmosférico. 
a) Calcule a massa de oxigênio que se combina com o ferro.




b) Se tivéssemos utilizado 5,00g de ferro, quanto necessitaríamos de oxigênio e quanto obteríamos de oxido de ferro?




34) Sabe-se que 144g de magnésio reagem com uma certa massa de oxigênio, formando o óxido de magnésio. Se a proporção das massas que se combinam é de 3:2, a massa do oxigênio combinada é:
a) 99g 
b) 96g
c) 98g
d) 94g
e) 92g 

35) Quantos gramas de Butano são necessários para reagir com 8g de oxigênio e produzir 12g de gás carbônico e 5g de água?





36) (Tito e Canto) Qualquer que seja a procedência ou processo de preparação de NaCl podese afirmar que a sua composição em peso é 39,32% de Na e 60,68% de Cl com base na:
a) Lei de Proust 
b) Lei de Dalton 
c) Lei de Ritcher-Wenzel
d) Lei de Lavoisier
e) Lei de Gay-Lussac 

37) Verifica-se que na reação de 23g de sódio com 35,5g de cloro formam-se 58,5g de cloreto de sódio (NaCl). Calcule as massas de sódio e de cloro necessárias à obtenção de 1170,0g de cloreto de sódio.





38) (ERSHC-1996) Observe a reação abaixo e determine a massa em gramas dos reagentes. 

Reagente A + Reagente B  Produto C + Produto D     
     (2x) g          (x+1 ) g        (2 x) g       (3x-4) g                                

39) Quando 8g de metano são queimados com 32g de gás oxigênio, obtêm-se 22g de gás carbônico e 18g de água.  
Determine: 
a) a proporção mínima no qual o gás metano reage com o oxigênio;



b) a massa de gás carbônico que será formada pela queima de 100g de metano.



40) (FELTRE) Numa experiência, 1,2g de uma substância A, reage com 3,84g de B, produzindo 4,5g de C e 0,54g de D. Repetindo-se a mesma reação, constatou-se que 8g de A reagem com 25,6g de B dando 30g de C e 3,6g de D. Verifique se os dados estão de acordo com as leis de Proust e Lavoisier.





41) 1,2g de carbono aquecido se combina com 3,2g de oxigênio, obtendo-se 4,4g de dióxido de carbono. Numa segunda experiência, 24g de carbono são colocados em contato com 80g de oxigênio, em idênticas condições. Determine: 
a) se há reagente em excesso na segunda experiência e de quanto é esse excesso;




b) a massa de dióxido de carbono obtida.





42) Numa primeira experiência, colocando-se 2,40 g de magnésio em presença de 9,1g de cloro verifica-se a formação de 9,5g de cloreto de magnésio com excesso de 2g de cloro. Numa segunda experiência, acrescentando 5g de magnésio a 14,2g de cloro, formam-se 19g de cloreto de magnésio com 0,2g de excesso de magnésio. Os resultados estão de acordo com as leis de Lavoisier e Proust? 





43) Na reação X + Y  XY, a razão entre as massas de X e Y é 0,5. Ao adicionarmos 30g de X a 90g de Y, obtemos 90g de XY. Qual afirmação está correta?
a) há excesso de 30g de Y.
b) a lei de Lavoisier não foi obedecida.
c) a lei de Proust não foi obedecida.
d) não se aplica a lei de Lavoisier.
e) N.R.A 

44) (ERSHC – 2008) Observe a tabela abaixo e verifique seos dados estão de acordo com a lei de Lavoisier e de Proust.



45) Misturando 2g de hidrogênio e 32g de oxigênio em um balão de vidro e provocando a reação entre os gases, obteremos: (Dados: H = 1; O = 16)
a) 32 g de água com 2 g de oxigênio, que não reagiram.
b) 32 g de água com 1 g de oxigênio, que não reagiu.
c) 34 g de água oxigenada. 
d) 34 g de água, não restando nenhum dos gases.
e) 18 g de água ao lado de 16 g de oxigênio, que não reagiram. 

46) De acordo com a Lei de Lavoisier, quando fizermos reagir completamente, em ambiente fechado, 1,12g de ferro com 0,64g de enxofre, a massa, em g, de sulfeto de ferro obtida será de: (Fe=56; S=32)
a) 2,76  
b) 2,24   
c) 1,76
d) 1,28
e) 0,48 

47) A Lei de Proust também é conhecida como Lei:
a) da ação e reação
b) da relatividade   
c) das proporções definidas      
d) da conservação das massas     
e) da conservação da matéria 

48) "Em diversos experimentos realizados de uma mesma reação química, a proporção entre as massas dos reagentes ou entre as massas dos produtos é sempre constante". Este é o enunciado da Lei de:
a) Lavoisier   
b) Proust       
c) Celsius      
d) Einstein    
e) Pitágoras
 
49) Num sistema a uma determinada pressão e temperatura, dois gases, A e B, inodoros e incolores, reagem entre si na proporção de 1 volume de A para 3 volumes de B, gerando 2 volumes de um gás irritante, C. Quando 3 volumes do gás A e 6 volumes do gás B forem submetidos às mesmas condições, o volume final do sistema será
a) 2 volumes
b) 3 volumes   
c) 5 volumes    
d) 8 volumes   
e) 9 volumes 

50) Os volumes dos gases que reagem ou que se formam, quando medidos nas mesmas condições de temperatura e pressão, guardam entre si uma relação de números pequenos e inteiros. Este é o enunciado da Lei de:
a) Dalton    
b) Gay – Lussac      
c) Clapeyron    
d) Amagat   
e)  Proust
 
51) 22,4g de pregos, são deixados expostos ao ar. Supondo que, os pregos sejam constituídos unicamente por átomos de ferro e, que após algumas semanas a massa dos mesmos pregos tenha aumentado para 32g, pergunta-se: 
a) Que fenômeno químico ocorreu com os pregos?



b) Que massa de oxigênio foi envolvido no processo?



c) Em que Lei das Combinações Químicas você se baseou para responder o item anterior?



52) A queima de 46g de etanol (álcool etílico) consome 96g de oxigênio. Que massa de oxigênio consumirá a queima de 460g de álcool?




53) Analise o quadro a seguir:
Verificando as Leis de Lavoisier e de Proust, determine os valores de x, y, z e t. 
54) Dada a reação: N  +   3 H2  2 NH3, na qual todas as substancias são gasosas, se utilizarmos 20 litros de gás N2, qual o volume de NH3 será obtido nas  mesmas condições de temperatura e pressão?




 
55) Um experimento realizado no laboratório 2,40 g de uma substância. A reagem com 7,68 g de uma substância B, produzindo 9,0 g de C e 1,08 g de D. Em um segundo experimento, 16,0 g de A reagiram com 51,2 g de B, produzindo 60,0 g de C e 7,2 g de D. Utilizando seus conhecimentos sobre as Leis da Conservação das Massas e das Proporções Definidas. 
Julgue os itens, marcando C para corretos e E para os errados.  
a) 80 g de A reagem completamente com 15,36 g de B. 
b) O prego que enferruja” e o “palito de fósforo que queima” são exemplos de exceções à Lei de Lavoisier. 
c) 6 g da substância B reagem completamente com 8,0 g da substância A. 
d) para produzir 3,6 g de D é necessária a quantidade de 7,0 g da substância A. 
e) razão mc/mb no primeiro experimento é diferente da razão mc/mb no segundo experimento. 

56) Considerando a reação: 2NO + O2 → 2 NO2, efetuada a pressão e temperatura constantes, podemos afirmar que, durante a reação, permanecem constantes:
a)  A massa e o volume totais do sistema.
b)  A massa total e o número total de moléculas.
c)  A massa total e o número total de átomos.
d)  O volume total e o número total de moléculas.
e)  O volume total e o número total de átomos

57)  Analise os dados abaixo referentes a uma série de três experiências realizadas, envolvendo uma determinada reação (os dados constantes nesta tabela correspondem às quantidades estequiometricamente envolvidas na reação).



Na terceira experiência houve formação de 35,0g de “D”. A massa de C na terceira experiência foi de:
a) 25,0g.                                                          
b) 37,5g.
c) 45,0g.                                                           
d) 75,0g.
e) 105,0g.

58) A reação entre 23g de álcool etílico e 48g de oxigênio produziu 27g de água, ao lado de gás carbônico. A massa de gás carbônico obtida foi de: 
a)  44g.        
b)  22g          
c)  61g.         
d)  88g.           
e)  18g.  

59) Dado o fenômeno abaixo:
 metano       +      oxigênio         gás carbônico    +     água        
(x  +  3)g            (6x  +  2)g            (6x  -  8)g           (3x  +  3)g         
Podemos afirmar que:  
a) Estão reagindo 5g de metano com 32g de oxigênio.
b) A massa de água produzida é de 33g.
c) São obtidos 38g de gás carbônico.
d) O oxigênio usado pesa 32g.
e) A massa total dos reagentes é de 15g.
  
60) Num recipiente foram misturados 5g de hidrogênio com 42g de oxigênio. Após a reação pudemos observar, ao lado do oxigênio, a formação de 45g de água. A massa do oxigênio em excesso é de: 
a) 47g.
b)15g.
c) 40g.
d) 87g.
e) 3g.
 
61) Sabemos que 7g de nitrogênio reagem totalmente com 1,5g de hidrogênio, produzindo gás amoníaco. A massa de gás amoníaco que iremos obter nessa reação quando misturamos 2,1g de nitrogênio com uma quantidade suficiente de hidrogênio é:  
a) 8,1g.
b) 10,2g.
c) 2,55g.
d) 4,00g.
e) 3,60g.  
  
62) 8g de hidróxido de sódio reagem com quantidade suficiente de ácido sulfúrico produzindo 14,2g de sulfato de sódio e certa quantidade de água. Que massa de hidróxido de sódio é necessária para, em reação com o ácido sulfúrico, produzir 35,5g de sulfato de sódio? 
a) 7,1g.
b) 14,2g.
c) 21,3g.
d) 20g.
e)  16g.

Sem comentários:

Enviar um comentário