sexta-feira, 20 de outubro de 2017

EXERCÍCIO DE BIOQUÍMICA

REVISÃO DE BIOQUÍMICA

Fonte da Imagem: www.faba.org.ar

01- (FURG-2006) O Biodiesel foi introduzido na matriz energética brasileira através da Lei n° 11.097 de 01/2005 a qual regulamenta sua incorporação ao diesel nos percentuais de 2% a partir de 2008 e de 5% a partir de 2013. O Biodiesel pode ser produzido através da seguinte reação:


A alternativa que possui corretamente todos os reagentes e produtos da reação acima é
a)   glicerol, etanol, ácido graxo, carboidrato.
b)   glicerol, ácido graxo, etanol, triglicerídeo.
c)    ácido carboxílico, éster etílico, metanol, glicerol.
d)   triglicerídeo, álcool etílico, alcanoato de etila, glicerol.
e)   triglicerídeo, álcool metílico, éster etílico, carboidrato.

02- (UTFPR-2006) Um dos fatores mais importantes para se determinar a velocidade de uma reação é a concentração dos reagentes. Normalmente quando se altera a concentração de um dos reagentes presentes, ou de todos, a velocidade da reação também se altera. Um fato interessante é o que ocorre com a reação de hidrólise da sacarose:

C12H22O11(aq) + H2O(ℓ) ¦ C6H12O6(aq) + C6H12O6(aq)
sacarose           água          glicose           frutose

Esta reação, quando ocorre em solução aquosa diluída, depende exclusivamente da concentração de sacarose, ou seja, a velocidade da reação depende somente da concentração de sacarose. Tal fenômeno pode ser explicado por:
a)   Como a reação ocorre em solução diluída, a quantidade de água é muito grande, comparada à quantidade de sacarose e conseqüentemente a água reage com a frutose e a sacarose regenerando a sacarose.
b)   Como a reação ocorre em solução diluída, a quantidade de água é praticamente igual à quantidade de sacarose e conseqüentemente a água é consumida primeiro, e por isso a velocidade depende somente da concentração de sacarose, uma vez que só resta ela no final da reação.
c)    Como a reação ocorre em solução diluída, a quantidade de água é muito grande, comparada a quantidade de sacarose e conseqüentemente o consumo de água na reação praticamente não altera a concentração de água; por isso pode-se considerar a concentração de água constante.
d)   água não fazer parte da reação, uma vez que a sacarose sofre hidrólise sem a presença de água; por isso a velocidade da reação só depende da concentração da sacarose.
e)   A água atua somente como solvente, não interferindo na reação e por isso sua concentração não afeta a velocidade da mesma.

03- (UESPI-2007) O líquido viscoso obtido pela prensagem ou por extração com solvente apolar das sementes de Ricinus communis é conhecido como óleo de mamona. Os constituintes principais desse óleo são triglicerídeos, derivados do ácido ricinoléico (ácido 12-hidróxi-9-cisoctadecenóico). Na estrutura de um triglicerídeo simples, que, ao sofrer hidrólise libera apenas glicerina e ácido ricinoléico, são encontrados grupos funcionais representativos das funções orgânicas:
a)   ácido carboxílico, alceno e cetona.
b)   ácido carboxílico, álcool e aldeído.
c)    éster, álcool e alceno.
d)   éster, éter e aldeído.
e)   éter, aldeído e álcool.

04- (UEM-2006) Assinale a alternativa correta.
a)   Glicerídios ou glicéridos são ésteres da glicina com ácidos graxos.
b)   O composto de fórmula molecular C18H36O2 pode ser um ácido graxo poliinsaturado.
c)    Alcanos (ou hidrocarbonetos parafínicos) são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que têm cadeias abertas        e apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono.
d)   A parafina, muito utilizada na fabricação de velas, é constituída basicamente de uma mistura de alcanos de massa molar menor que 90 g/mol.
e)   O 2-metil-buta-1,3-dieno, na presença      de catalisadores, de pressão e de temperatura, pode formar o polibutadieno.

 (PUC-CAMPINAS-2006) 

Instruções: Para responder à questão de número 05 considere o texto abaixo.

Cientistas ingleses resolveram literalmente sentir na pele como era ser mulher na antiga civilização romana, recriando e aplicando um cosmético usado na época pelas senhoras ricas do Império. O feito foi possível graças à descoberta de um pote do século II numa escavação arqueológica em Londres. Nele havia restos de um produto cremoso, potencialmente um cosmético. Eles descobriram que os principais ingredientes eram gordura de um animal ruminante (boi ou ovelha) e amido (elemento que até hoje é usado em cosméticos). Um pouco de óxido de estanho dava a coloração branca à gosma.
(Adpatado de Salvador Nogueira. France Presse. 28/jul/2003)

05- O cosmético utilizado pelas senhoras ricas do Império Romano tinha como principais ingredientes:
·          óxido de estanho
·          gordura animal
·          amido
Sendo assim, pode-se obter esse cosmético misturando-se, em quantidades apropriadas, SnO2 que dá a opacidade branca desejada, com
a)   triglicerídeos e compostos de fórmula molecular C12H22O11.
b)   triglicerídeos e compostos de fórmula molecular (C6H12O6)n.
c)    triglicerídeos e amilopectina ou amilose.
d)   carboxiácidos de cadeia longa e propanotriol.
e)   carboxiácidos de cadeia longa e etilenoglicol.

06- (UFPI-2006) As vitaminas, nutrientes indispensáveis à dieta alimentar, são classificadas em duas categorias: lipossolúveis (solúveis em óleos e gorduras) e hidrossolúveis (solúveis em água). Se ingeridas em excesso, vitaminas hidrossolúveis são facilmente eliminadas na urina. As lipossolúveis, por outro lado, não se dissolvem bem na água e não são facilmente excretadas na urina. Observe as estruturas das vitaminas B6 e D, abaixo.
Assinale com V (verdadeira) e com F (falsa) as frases abaixo.
1 (   ) A vitamina B6 é mais solúvel em água que a vitamina D.
2 (   ) As vitaminas B6 e D são igualmente excretadas na urina.
3 (   ) A vitamina B6 é mais solúvel em gorduras que a vitamina D.
4 (   ) A vitamina D é menos facilmente excretada na urina que a vitamina B6.

07- (UFPE-2006) O biodiesel é uma alternativa de combustível renovável bastante interessante para o Nordeste, tendo em vista as condições climáticas favoráveis para a produção do óleo de  mamona. Os reagentes para produção do biodiesel estão descritos   na reação abaixo.
Em relação à produção do biodiesel, analise a reação seguinte e assinale a alternativa correta.


a)  Os principais produtos obtidos na reação para produção do biodiesel são ácidos graxos.
b)  A reação para obtenção do biodiesel é chamada de saponificação.
c)  A reação para produção de biodiesel é chamada de transesterificação, na qual são formados ésteres de cadeia R longa.
d)  Somente o óleo de mamona pode ser utilizado na produção de biodiesel.
e)  O metanol não reage com óleos (triglicerídeos) vegetais.

(UNIFESP-2007)

INSTRUÇÃO: o texto seguinte refere-se à questão de número 08 e 09.

Terminou no dia 31 de julho deste ano o prazo para que as empresas ajustem os rótulos das embalagens de alimentos à norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma das exigências para os novos rótulos é a obrigatoriedade de informar a quantidade de gordura trans, além do valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, fibra alimentar e sódio. Sabe-se que o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar:

I. aumento do colesterol total e ainda do colesterol ruim – LDL-colesterol e

II. redução dos níveis de colesterol bom – HDL-colesterol.

As gorduras trans podem ser formadas por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. A gordura trans confere ponto de fusão mais elevado aos óleos vegetais e maior estabilidade à oxidação. Alguns alimentos industrializados são ricos em gorduras trans, tais como sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos e margarinas.
Nos alimentos, os ácidos graxos mono e poliinsaturados podem apresentar duas formas estruturais diferentes, a cis e a trans. Aquela que se encontra habitualmente é a forma cis. Durante a hidrogenação, estes ácidos sofrem alterações estruturais fundamentais que levam à transformação da sua estrutura química cis em trans. São apresentadas as estruturas químicas de três ácidos graxos:


08- (UNIFESP-2007) O ácido graxo classificado como gordura saturada e o ácido graxo que pertence à classe de gordura que, quando consumida em excesso, pode causar o aumento do LDL-colesterol e redução do HDL-colesterol são, respectivamente, os ácidos
a) esteárico e oléico.
b) esteárico e elaídico.
c) oléico e elaídico.
d) elaídico e oléico.
e) elaídico e esteárico.

09- (UNIFESP-2007) A figura mostra um diagrama com reações orgânicas X, Y e Z, produtos I, II e III e o ácido oléico como reagente de partida, sob condições experimentais adequadas.

A reação de saponificação e o éster formado são, respectivamente,
a) X e II.                                 
b) Y e I.
c) Y e III.
d) Z e I.
e) Z e II.

Atenção: Leia o texto abaixo para responder a questão 10. Nele se evidenciam alguns fatos referentes a combustíveis alternativos.

O crescimento das economias e a melhoria na qualidade de vida das populações induzem a um maior consumo de combustíveis. Além do problema de esgotamento das reservas, outros surgem, como a poluição ambiental, a logística e o custo de transporte de combustíveis a grandes distâncias. Tudo isto tem estimulado a busca de combustíveis alternativos, preferencialmente de fontes renováveis disponíveis atualmente. Estes combustíveis devem ser tecnicamente viáveis, economicamente competitivos e ambientalmente aceitáveis. Vários deles – álcool, biodiesel, hidrogênio, biomassa, entre outros – já estão em uso ou poderão estar disponíveis em breve.
Por exemplo, recentemente o Brasil tem incentivado a produção de biodiesel, que é obtido principalmente pela transesterificação de óleos vegetais, processo que pode ser representado pela seguinte equação química:

10- (UFPA-2007) Considerando a equação química apresentada no texto introdutório, é correto afirmar que o biodiesel é essencialmente constituído por:
a) ácidos carboxílicos.
b) hidrocarbonetos.
c) ésteres.
d) fenóis.
e) aldeídos.

11- (FATEC-SP-2005) Considere o texto a seguir:

[...] A relação direta entre dietas ricas em gorduras saturadas e ataques cardíacos é bem conhecida. Ácidos graxos saturados são geralmente encontrados em gorduras sólidas ou semi-sólidas, enquanto ácidos graxos insaturados são usualmente encontrados em óleos. Como resultado os nutricionistas recomendam o uso de óleos vegetais líquidos para cozinhar, e as pessoas em geral estão cientes desse conselho.
Menos conhecido, contudo, é o processo pelo qual são feitas as margarinas e as gorduras semi-sólidas usadas para cozinhar. O hidrogênio é adicionado às ligações duplas C = C de óleos insaturados para convertê-los em uma gordura sólida ou semi-sólida de melhor consistência e com menor chance de estragar. Esse processo de hidrogenação diminui o número de ligações duplas mas também produz ácidos graxos trans a partir de ácidos graxos cis naturais [...].

Fonte: Kotz, J. C. et al. The chemical world, concepts and applications".
Orlando Saunders, 1994. p. 182

Considere também as estruturas

Com base nos dados considerados, afirma-se:
I- A estrutura “A” representa 1 mol de moléculas de uma gordura, e a “B” representa 1 mol de moléculas de um óleo.
II- Colocando para reagir 1 mol da substância A e 5 mols de H2 obtém-se 1 mol da substância B.
III-   O texto se refere a um tipo de isomeria chamado geométrica, em que há diferença quanto à disposição geométrica dos grupos ligados aos carbonos da dupla ligação.
É correto o que se afirma apenas em:

a) I                                                         
b) II
c) III
d) I e III
e) II e III

12- (UEPG-PR-2005) A carnitina é um composto biológico que atua no transporte intracelular de ácidos graxos, no processo denominado lançadeira de carnitina, possibilitando a oxidação dos mesmos. Neste processo, a carnitina reage com os ácidos graxos formando ésteres.
Analise a estrutura da carnitina e do ácido graxo e assinale o que for correto.


001- O ácido palmítico apresenta cadeia homogênea e saturada.
002- Ambos os compostos são hidrossolúveis.
004- A carnitina apresenta isomeria ótica.
008- O éster é formado pela reação entre os grupos carboxílicos de ambos os compostos.
016- A carnitina é um composto apolar, de carga nula.

13- (FESO-RJ-2005) Os óleos vegetais, que são líquidos, são formados por moléculas de cadeia longa contendo algumas ligações duplas entre átomos de carbono. A hidrogenação dessas ligações duplas, na presença de catalisador adequado, produz as gorduras, que são sólidas. A substância cuja fórmula estrutural plana se encontra representada a seguir é encontrada em alguns óleos vegetais. Com base no que foi exposto, assinale a opção que indica o volume aproximado de H2(g), medido nas CNTP, necessário para hidrogenar todas as ligações duplas entre átomos de carbono presentes em 1 mol de moléculas da substância citada.
a) 89,6L                                   
b) 112,0L
c) 134,4L
d) 156,8L
e) 179,2L

14- (PUCCAMP-SP-2004) A vitamina E (tocoferol) contida no amendoim funciona biologicamente como um antioxidante natural, isto é, se oxida no lugar dos compostos que o acompanham. É um fenol com cadeia carbônica ramificada, ligada ao anel, contendo 16 átomos de carbono. Possui também na molécula átomo de oxigênio formando com átomos de carbono um hexanel insaturado. Sendo assim, na molécula de tocoferol identifica-se

I- anel aromático
II-    grupo OH ligado diretamente ao anel
III- grupo funcional éter (interno)
IV-   pelo menos 25 átomos de carbono por molécula

Está correto o que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) II e IV, somente.
d) I, II e IV, somente.
e) I, II, III e IV.

15- (PUCCAMP-SP-2004) Os ácidos graxos insaturados dos óleos presentes no amendoim servem de veículo para o transporte de vitamina E, pois possuem ...... cadeias carbônicas tal e qual a vitamina E. As cadeias carbônicas desses compostos se ...... facilitando a mútua .......
Completa-se corretamente o texto preenchendo-se as lacunas, respectivamente, por:
a) curtas . atraem . solubilidade.
b) longas . atraem . oxidação.
c) curtas . repelem . solubilidade.
d) longas . atraem . solubilidade.
e) curtas . repelem . oxidação.

16- (UERJ-2006) As milhares de proteínas existentes nos organismos vivos são formadas pela combinação de apenas vinte tipos de moléculas.
Observe abaixo as fórmulas estruturais de diferentes moléculas orgânicas, em que R1 e R2 representam radicais alquila.



As duas fórmulas que, combinadas, formam uma ligação química encontrada na estrutura primária das proteínas são:
a)   I e V.                            
b)   II e VII.
c)   III e VIII.
d)   IV e VI.                                 

GABARITO:

D,C,C,C,C,VFFV,C,B,E,C,E, 005,B,E,D,A

Sem comentários:

Enviar um comentário