sexta-feira, 20 de outubro de 2017

BIOQUÍMICA FINAL


São biomoléculas insolúveis em água e altamente solúveis em solventes orgânicos sendo armazenados no tecido adiposo. A gordura deposita-se em células especiais, as células adiposas, que se encontram em volta dos órgãos ou na parte mais profunda da pele, onde formam uma camada chamada de panículo adiposo.

Os lipídios não são os primeiros nutrientes utilizados pela célula quando ela gasta energia. Ao contrário das demais biomoléculas, os lipídios não são polímeros, isto é, não são repetições de uma unidade básica.

FUNÇÕES DOS LIPÍDIOS

I - Reserva Energética: Os lipídios funcionam como uma eficiente reserva de energia pois, sua oxidação, gera aproximadamente o dobro de energia que os carboidratos.

II- Alimento Energético: Quando grande parte dos carboidratos já foram oxidados, o organismo começa a oxidar, propriamente dito, a gordura armazenada para obtenção de energia.

III - Estrutural: Os lipídios compõem parte da membrana celular (as bicamadas lipídicas) que funcionam como barreira seletiva à entrada de compostos nas células sendo responsável pela fluidez da membrana, ou seja, impede que a membrana celular seja rígida.

IV - proteção mecânica: A gordura age como suporte mecânico para certos órgãos internos e sob a pele de aves e mamíferos, protegendo-os contra choques e traumatismos.

V- Sinalizadores: Através de reações químicas alguns lipídios sinalizam, que algo no organismo não vai bem. As prostaglandinas sinalizam com dor nos processos inflamatórios.

CLASSIFICAÇÃOS DOS LIPÍDIOS

I - ÁCIDOS GRAXOS

São compostos orgânicos com cadeia carbônica saturada ou insaturada com número par de átomos de carbono que varia de 14 a 24. A configuração das duplas ligações nos ácidos graxos insaturados é cis.


A existência de insaturações faz baixar o ponto de fusão dessas moléculas
e de outras, que são formadas a partir dos mesmos como por exemplo, os óleos.

A gordura é sólida porque as moléculas de sua estrutura, são compostas por cadeias hidrocarbônicas saturadas, propiciando uma maior interação entre as longas cadeias das moléculas que a formam.

Os óleos são líquidos à temperatura ambiente porque apresentam menor ponto de fusão e ebulição em relação às gorduras pois possuem insaturações do tipo cis em suas cadeias hidrocarbônicas.

Desta forma ocorre uma dobra na ligação dupla fazendo com que a linearidade da cadeia principal deixe de existir e as cadeias ajustem-se mal umas às outras. Daí a atração entre as cadeias é dificultada. Isso faz baixar o ponto de fusão e ebulição desses compostos.

Dentre os principais ácidos graxos encontrados pode-se destacar: ácido palmítico (16:0), ácido esteárico (18:0), ácido oleico (18:1), ácido linoleico (18:2) e o ácido linolênico (18:3).

II -  TRIACILGLICEROL

Os triacilglicerídeos são as formas de lipídios que mais geram energia sendo a principal fonte de energia dos organismos pois apresenta um empacotamento eficiente, não precisa de solvatação pois as interações hidrofóbicas mantém as cadeias carbônicas hidrofóbicas unidas. O principal exemplo desses tipos de lipídios são os óleos e as gorduras.


São formados pela reação de esterificação entre uma molécula de glicerol e três moléculas de ácido graxo dando origem a uméster. As cadeias carbônicas provenientes dos ácidos podem ser saturadas ou insaturadas e isso determinará o melhor empacotamento e estado físico do composto.

III – FOSFOACILGLICEROL

São conhecidos como fosfolipídios, constituem a maior e mais importante classe de lipídios pois são os componentes essenciais de membranas celulares.
Nos fosfoacilgliceróis as hidroxilas em C-1 e C-2 do glicerol são esterificadas com as carboxilas de duas cadeias de ácidos graxos. A hidroxila em C-3 do glicerol é esterificada pelo ácido fosfórico.
O composto resultante é o fosfatidato que é muito importante na biossíntese de outros. As moléculas são consideradas anfifílicas pois possuem uma cabeça polar (representada pelo fosfato) e uma cauda hidrofóbica (caracterizada pela cadeia carbônica).
IV – CERAS

São ésteres de cadeias longas formadas pela esterificação de um ácido graxo e um álcool graxo. Ambos podem apresentar suas cadeias de forma saturada ou insaturada. As ceras constituem o principal revestimento dos pelos dos animais e das folhas de algumas plantas, além de atuar na proteção de certas partes do organismo como, por exemplo, a cera presente no canal auditivo.


V – ESTERÓIDES

São lipídeos que não possuem ácidos graxos em sua estrutura. Eles atuam, nos organismos, como hormônios e, nos humanos, são secretados pelas gônadas, córtex adrenal e pela placenta. A testosterona é o hormônio sexual masculino, enquanto que o estradiol é o hormônio responsável por muitas das características femininas.


O colesterol é um dos mais importantes esteroides que fazem parte do organismo pois constituem a estrutura das membranas celulares, sendo também um reagente de partida para a biossíntese de vários hormônios (cortisol, androsterona, testosterona, progesterona) e da vitamina D.



FONTE DOS TEXTOS


Prof. Abel Scupeliti Artilheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário