quarta-feira, 7 de junho de 2017

QUESTÕES DA UFBA 2008/2009

01. (UFBA-2008). A hemoglobina é uma proteína complexa que transporta o oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo. Na anemia falciforme, uma doença genética que causa obstrução de capilares e deteriora órgãos vitais, a hemoglobina possui menor solubilidade, maior agregação molecular e produz hemácias distorcidas em forma de foice. 
A anemia falciforme pode ser compreendida, do ponto de vista estrutural, considerando-se a cadeia de valina, HOOCCH(NH2)CH(CH3)2, presente na cadeia lateral de um dos polipeptídios que compõem a hemoglobina, em substituição à cadeia do ácido glutâmico, HOOCCH(NH2)CH2CH2COOH. 
A presença desse aminoácido na estrutura do polipeptídio é condição para a formação de hemácias não deformadas, como é mostrado na ilustração.


Com base nas informações e no comportamento das moléculas de hemoglobina decorrente das alterações estruturais no polipeptídio ilustrado,

• faça um desenho que represente a interação intermolecular entre a extremidade da cadeia de valina, −CH(CH3)2, e a água, e um outro mostrando o que ocorre entre essas extremidades quando se formam agregados moleculares;

• escreva a fórmula condensada do sal interno formado a partir da ionização, em meio aquoso, da molécula do ácido glutâmico.

02. (UFBA-2009). A pressão de vapor é uma das propriedades mais importantes dos líquidos. Dela depende a manutenção do ciclo da água no planeta, a umidade do ar que se respira e a regulação da temperatura do corpo. A pressão máxima de vapor de um líquido é a pressão exercida por seus vapores, quando estão em equilíbrio dinâmico com esse líquido, e depende, dentre outros fatores, da temperatura e da força das interações entre suas moléculas. 
Quando um líquido entra em ebulição, a pressão de seus vapores torna-se igual à pressão externa, que, em um recipiente aberto, é igual à pressão atmosférica. O gráfico mostra a relação entre a pressão de vapor de alguns líquidos com a temperatura.

De acordo com essas considerações e com base na análise do gráfico apresentado,

• identifique o líquido que evapora com maior velocidade a 40ºC, ao nível do mar, e aquele que possui interações mais fortes entre suas moléculas.

• justifique o fato de os alimentos demorarem mais para serem cozidos — em recipientes abertos, contendo uma determinada massa de água em ebulição — em localidades de grandes altitudes, quando comparado ao cozimento desses mesmos alimentos, nas mesmas condições, entretanto, ao nível do mar.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

Mais questões no site:   www.universodaquimica.com

1 comentário: