segunda-feira, 1 de maio de 2017

ESTUDO DA ALOTROPIA

ESTUDO DA ALOTROPIA

- É o fenômeno que envolve diferentes substâncias simples formadas pelo mesmo elemento. As variedades alotrópicas diferem entre si na atomicidade, com diferentes números de átomos compondo as moléculas, na estrutura cristalina, ou na forma dos átomos se agruparem.


1.º) Elemento oxigênio:


·     O elemento oxigênio forma as substâncias simples oxigênio (O2) e ozone (O3). Aqui ocorre a diferença na atomicidade (número de átomos que compõem a molécula).
Sob certas condições, pode ocorrer a transformação que ocorre na atmosfera durante as tempestades. De suas diferentes propriedades decorrem as diversas aplicações na vida prática.

              3O2   Descarga elétrica  2O3                                                                             
                
                          

O ozônio (O3) é um gás instável, com  PE -112oC. É uma forma alotrópica do oxigênio, constituído por 3 átomos unidos por ligações simples e duplas

Sua alta reatividade o transforma em elemento tóxico capaz de atacar proteínas (destruindo micro-organismos) e prejudicar o crescimento dos vegetais.

Como o Ozônio é produzido?

É produzido naturalmente na estratosfera pela ação fotoquímica dos raios ultravioleta sobre as moléculas de oxigênio. Esses raios são suficientemente intensos para separar os dois átomos que compõe a molécula de O2, produzindo assim o oxigênio atômico.

 Ex.:  O2(g) + hn  -->  O  +  O

Onde hn representa a energia correspondente à luz ultravioleta necessária para a ocorrência da dissociação. 

A produção de ozônio é realizada numa etapa imediatamente posterior, resultando da associação de um átomo de oxigênio e uma molécula de O2 na presença de um catalisador (elemento necessário para manter o balanço de energia mas que não é consumido na reação).

Ex.:MO + O2(g) ------------>O3(g)

O que é a Camada de Ozônio?

evido à alta reatividade, a concentração de ozônio é resultado de um equilíbrio entre a sua produção e destruição, gerando camadas de alta e baixa concentração que atingem níveis máximos numa faixa de 30 Km de altura, chamada Camada de Ozônio.

Está situada na estrastosfera, entre 15 e 50 Km , formando um escudo protetor natural da Terra, contra as radiações UV provenientes do Sol.

Quando os raios UV incidem sobre uma molécula de ozônio, esta energia extra rompe as ligações entre os átomos, liberando uma molécula de O2 e um átomo de O livre.
                O3(g)   +  hn  -->   O(g)   + O2(g)

Nesta reação demonstramos que o Ozônio é consumido naturalmente como também é produzido na presença de um catalisador, havendo um equilíbrio.

Como é Destruída a Camada de Ozônio?

O ozônio doa, com facilidade, moléculas de oxigênio para espécies de radicais livres como o nitrogênio, hidrogênio, bromo e cloro. Esses compostos ocorrem naturalmente na estratosfera a partir de fontes como o solo, vapores d'água e oceanos.
Ex.:
                  O3(g)  +  X ------> XO + O2(g)

 
Onde X pode ser O, NO, OH, Br ou Cl.
Está comprovado que emissões de enxofre, cloro, cinzas e calor decorrentes de fenômenos naturais (como erupções vulcânicas) contribuem para redução da camada de ozônio.

Isso, porém, não livra o homem de sua parcela de responsabilidade do problema.

Compostos manufaturados são também, capazes de alterar o nível de ozônio na atmosfera.

Substâncias com CFCs e BrFCs podem atravessar intactas as camadas mais baixas da atmosfera e se acumularem nas camadas superiores onde a radiação UV é suficientemente forte para decompor as moléculas liberando bromo e cloro em quantidade suficiente para atacar a camada de ozônio.

Os CFCs são usados extensivamente em aerossóis, ar-condicionado, refrigeradores e solventes de limpeza. 

Os dois principais tipos de CFCs são o tri clorofluorcarbono (CFCl3) ou CFC-11 e diclorodifluormetano (CF 2Cl2) ou CFC-12.
O tri clorofluorcarbono é usado em aerossóis, enquanto que o diclorodifluormetano é tipicamente usado em refrigeradores.

Quais os Problemas Decorrentes da Destruição da Camada de Ozônio? 


O ciclo de destruição do ozônio estratosférico por radiação desempenha um papel importante em favor da vida, pois diminui a quantidade de radiação UV que chega até superfície do planeta. 

A radiação UV, que bronzeia, seca e envelhece a pele, é prejudicial aos animais e plantas, principalmente porque pode danificar o DNA (ácido desoxirribonucleico). 

Danos causados ao DNA por exposição excessiva à radiação UV, aumentam a probabilidade de crescimento de tumores, e câncer de pele. 


PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

A continuação desta aula está disponível para download gratuito 

em pdf no site:

                                        www.universodaquimica.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário