terça-feira, 16 de maio de 2017

CINÉTICA QUÍMICA - EXERCÍCIOS


01. (UFP-2008). Sobre os aspectos que condicionam a rapidez de reações químicas, pode-se afirmar:

a)   Em geral, as reações diminuem de velocidade com o aumento da temperatura, especialmente as reações endotérmicas.

b)   Em geral, o aumento na concentração dos reagentes em solução diminui a rapidez com que a reação ocorre, sendo usado como recurso para retardar a reação química.

c)    A uma dada temperatura, a velocidade de uma reação será maior quanto menor for sua energia de ativação.

d)   O aumento da pressão parcial dos reagentes provoca uma diminuição na velocidade de uma reação entre substâncias no estado gasoso.

e)   Quanto maior for a superfície de contato dos reagentes envolvidos, menor será a rapidez com que a reação se desenvolverá.

02. (PUC-MG-2006). Considere o gráfico a seguir, no qual estão representados o tempo e a evolução das concentrações das espécies B, C, D e E, que participam de uma reação química.


A forma CORRETA de representar essa reação é:

a)   B + 3 C ¦ D + 2 E

b)   D + 2 E ¦ B + 3 C

c)    B + 2 C ¦ D + 3 E

d)   D + 3 E ¦ B + 2 C

03. (PUC-RIO-2008). Considere a reação de decomposição da substância A na substância B e as espécies a cada momento segundo o tempo indicado.



Sobre a velocidade dessa reação, é correto afirmar que a velocidade de:

a)   Decomposição da substância A, no intervalo de tempo de 0 a 20 s, é 0,46 mol.s−1.
b)   Decomposição da substância A, no intervalo de tempo de 20 a 40 s, é 0,012 mol.s−1.
c)    Decomposição da substância A, no intervalo de tempo de 0 a 40 s, é 0,035 mol.s−1.
d)   Formação da substância B, no intervalo de tempo de 0 a 20 s, é 0,46 mol.s−1.
e)   Formação da substância B, no intervalo de tempo de 0 a 40 s, é 0,70 mol.s−1.

COM BASE NAS INFORMAÇÕES DADAS NO TEXTO E GRÁFICO ABAIXO, RESPONDA A QUESTÃO 04.

A equação química dada abaixo é representativa de quatro experimentos envolvendo a reação de um mol de zinco metálico com solução aquosa de ácido clorídrico em diferentes condições (I, II, III e IV). O desenvolvimento da reação nas quatro condições foi acompanhado medindo-se o volume de gás hidrogênio liberado em função do tempo. Os resultados foram dispostos no gráfico dado a seguir.

Zn(s) + 2 HCℓ(aq)   ------  ZnCℓ2(aq) + H2(g)


Condições:

I.     1 M HCℓ, 20ºC

II.  1 M HCℓ, 35ºC

III.       2 M HC, 20ºC

IV. 1 M HCℓ, 20ºC, com adição de NaCℓ

04- (UFPA-2006) Para a condição IV determinou-se que, nos primeiros 70 segundos, a velocidade de produção de gás hidrogênio é de aproximadamente 1,2x10-5mol/s. Consequentemente a velocidade de consumo do HCℓ em mol/s é de

a) 0,6x10-5.  
                            
b) 1,0x10-5.  
    
c) 2,0x10-5.

e)   2,2x10-5.

d) 2,4x10-5.

05. (UEL-2008). Em um estudo sobre o tempo de reação entre o CaCO3 sólido (carbonato de cálcio) e uma solução aquosa de HCℓ (ácido clorídrico), foram feitos três experimentos após as atividades 1 e 2, conforme as tabelas a seguir.


Dados: Nos três experimentos o tempo de reação foi medido com o auxílio de um cronômetro, o final da reação foi identificado pelo término da liberação de gás carbônico (cessar da efervescência) e os experimentos 1 e 2 foram realizados a temperatura ambiente (25ºC).



Com base nos três experimentos e nos conhecimentos de reação química e cinética química, assinale a alternativa correta.


a)   Como as substâncias adicionadas nos béqueres A, B e C no experimento 1 foram as mesmas, o tempo necessário para o término da reação foi o mesmo nos três béqueres.

b)   O tempo necessário para o término da reação no experimento 2 foi menor no béquer X e no experimento 3 foi maior no béquer Z.

c)    O tempo necessário para o término da reação no experimento 1 foi maior no béquer C e no experimento 3 foram iguais nos béqueres W e Z.

d)   O tempo necessário para o término da reação no experimento 2 foi menor no béquer Y e no experimento 3 foi maior no béquer W.

e)   O tempo necessário para o término da reação no experimento 1 foi menor no béquer A e no experimento 3 foi menor no béquer Z.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

Mais questões e o gabarito destas estão disponíveis para Downloald gratuito no site:


Sem comentários:

Enviar um comentário