domingo, 4 de dezembro de 2016

AULÃO - INTRODUÇÃO A QUÍMICA - PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA




. As propriedades podem ser GERAIS ou ESPECÍFICAS.

A PROPRIEDADES GERAIS

- São aquelas comuns aos diversos tipos de matéria, ou seja, todo material possui.
Como por exemplo, o butano (gás), a água (líquida) e o ouro (sólido) têm todas as propriedades a seguir sendo, portanto impossível serem diferenciados por elas.

A.1 – MASSA

- É a quantidade de matéria de um corpo. Todo material encontrado na terra tem massa, não importa a quantidade, tem massa. É medida em toneladas, quilogramas e gramas. A massa ao contrário do muitos pensam NÃO é força, tanto é que ela é medida numa balança.



A.2– EXTENSÃO 

- É a parte do espaço ocupada por certa porção de matéria. É medida em litros (L). Toda matéria conhecida ocupa um espaço ou seja tem volume não importando se é igual ou não.


A.3 – IMPENETRABILIDADE 

Duas porções de matéria (ou dois corpos) não podem ocupar, ao mesmo tempo, o mesmo lugar no espaço. Ex: o gelo quando colocado num copo cheio com água, faz com que o volume que a pedra vai ocupar, provoque o transbordamento do mesmo volume em água que já está no copo ou você pode sentar no lugar de uma pessoa sem que ela sai do lugar?


 A.4 – DIVISIBILIDADE 

A matéria pode ser dividida em partes cada vez menores, conservando as mesmas propriedades químicas. Ex: uma coca-cola é dividida entre vários alunos, todos beberão a mesma bebida. 

 

A.5 – DESCONTINUIDADE 

A matéria é descontínua, isto é, existem espaços entre as moléculas e entre átomos que a constituem. Por isso os átomos se dividem como veremos mais adiante. 

                               
A.6 – COMPRESSIBILIDADE 

É a propriedade que tem a matéria de, sob a ação de uma força, diminuir de volume pela diminuição dos espaços intra-moleculares. É possível comprimir os sólidos, os líquidos e os gases. Toda matéria é compressível, nós é que não temos a capacidade de ver devidos nossas limitações. Para isso usamos aparelhos de medição científica de alta precisão.



A.7 – ELASTICIDADE 

É a capacidade que a matéria possui de voltar à sua forma e volume iniciais, quando cessa a compressão ou tração. Ex.: Uma mola retorna à sua forma e volume ao cessar força que atuava na mesma. Nossa pele quando puxada retorna a forma original, nos esportes vemos as roupas dos atletas de natação e atletismo que se moldam aos corpos. As novas cuecas também seguem este conceito.  


A.8 – INÉRCIA 

É a tendência que tem a matéria de conservar seu estado de repouso ou de movimento. Ex.: Uma pessoa é projetada para trás quando o motorista de um ônibus acelera e para frente quando freia. Quando um carro dá uma arrancada para frente, quem está dentro vai para trás conservando assim seu estado de repouso. Quando estamos dentro de um carro sentado no banco, as árvores passam por nós, isto significa que, com relação às árvores estamos mantemos nosso estado de movimento.

   
A.9 –MOBILIDADE

- É o poder de ocupar sucessivamente diferentes posições no espaço (trocar de lugar). As correntes marinhas levam águas em direções diversas, todos os corpos se movem, basta para isso adotarmos um referencial (será estudado em física)
Ex: Eu posso estar na sala de aula e simplesmente sair. Isto é mobilidade.


A.10 –PONDERABILIDADE

- Um corpo quando sujeito a um campo gravitacional, podemos avaliar seu peso, isto é ele pode ser pesado e o instrumento que mede o peso é o Dinamômetro e não a Balança. A unidade mais usada para medir o peso é o N (Newton).


A.11 –INDESTRUTIBILIDADE - A matéria é indestrutível, ela apenas pode ser transformada ou rearranjada. Quando quebramos um copo de vidro, todos os pedaços de vidro continuam com as mesmas propriedades, ou seja, continuam a ser vidro. Nada mudou, apenas o tamanho.


    Pelo Prof. Eudo Robson

Sem comentários:

Enviar um comentário