sexta-feira, 7 de outubro de 2016

COMO ANDA SUA ALIMENTAÇÃO ?


Atualmente ouvimos muito falar em qualidade de vida, saúde e por consequência em alimentação saudável e os benefícios que ela traz para as pessoas. Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.
Alimentação saudável segundo o Ministério da Saúde (2010) é a “que fornece uma quantidade satisfatória de calorias, proteínas, sais minerais, água, vitaminas e outros nutrientes, para que o nosso corpo se desenvolva adequadamente”.

Uma alimentação balanceada, adequada às necessidades nutricionais de cada indivíduo, além de proteger contra doenças infecciosas previne também o aparecimento de doenças crônico-degenerativas como: diabetes, hipertensão, colesterol, câncer, obesidade, osteoporose, problemas do coração, dentre outras.

“As tendências de transição nutricional ocorridas neste século direcionam para uma dieta mais ocidentalizada, a qual, aliada à diminuição progressiva da atividade física, converge para o aumento no número de casos de obesidade em todo o mundo. Isso representa aumento na morbidade e na mortalidade associadas à obesidade, já que esta é fator de risco para várias doenças como diabetes tipo II, hipertensão, doenças cardiovasculares e cálculo na vesícula biliar.” (FRANCISCHI et. al., 1999).

Dentre todas essas doenças, a obesidade é a que mais nos preocupa, uma vez que, a partir dela pode acarretar todas as outras. A obesidade, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afetar a saúde. Ainda, segundo dados da OMS dos seis bilhões de habitantes do planeta 23,4% estão com excesso de peso. No Brasil, calcula-se que 40% da população estejam acima do peso normal. Sendo assim, esse estado é considerado um problema de saúde pública por conta do grau de incidência.
É uma doença crônica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbidade e mortalidade, constitui um estado de má nutrição em decorrência de um distúrbio no balanceamento dos nutrientes, induzido entre outros fatores pelo excesso alimentar.
Escrito por :
 


Sem comentários:

Enviar um comentário