segunda-feira, 1 de agosto de 2016

OS MALES DA MARGARINA ! CONHEÇAM!

Hoje, no Brasil, a margarina é classificada como uma emulsão de água em óleos (as gotículas de água são distribuídas na fase oleosa).
Atualmente, a margarina moderna é produzida com uma grande variedade de gorduras vegetais, geralmente misturadas com leite desnatadosal e emulsionantes.

Os emulsificantes para alimentos são ésteres de ácidos parciais de ácidos graxos de origem animal ou vegetal e alcoóis polivalentes, como glicerol, propilenoglicol, sorbitol, sacarose, etc. 
Podem ser adicionalmente esterificados com ácidos orgânicos, como ácido láctico, tartárico, succínico, cítrico, etc.

Pelo processo de hidrogenação de gorduras, converte-se uma pequena parte das gorduras insaturadas em trans-saturadas (a chamada gordura trans).

Entretanto, a maioria das marcas de margarina de hoje em dia não passam pelo processo de hidrogenação, mas são inter esterificadas, ou seja, obtidas a partir de mistura de óleo vegetal totalmente hidrogenado (gordura saturada) e óleos vegetais líquidos.

Vamos falar por cima o seria uma inter esterificação tá?

Se adicionarmos a glicerina ou óleo adicional na mistura. Esta glicerina adicional modifica a distribuição do poliol no produto final, comparada à distribuição do poliol no poliglicerol inicial. 
Mono e diglicerídeos adicionais serão produzidos, comparado ao processo de esterificação direta; a distribuição de ésteres de ácidos graxos será diferente se o processo de esterificação direta for usado. 

Ésteres preparados pelo processo de interesterificação são identificados pelo poliol inicialmente usado. 

É óbvio que, até mesmo, se um único ácido graxo for usado para produção de éster de poliglicerol, o número de composições possíveis será muito numeroso e complexo. Se várias misturas de ácidos graxos forem usadas, o éster de poliglicerol será mais complexo.

A gordura inter esterificada foi alvo de estudos recentes, os quais sugerem que esta pode ser mais danosa à saúde do que a gordura hidrogenada.

Diferenças entre margarina e manteiga

A margarina oriunda da hidrogenação de óleos vegetais (gordura hidrogenada, isto é, gordura trans) é um produto de origem vegetal e, em geral, é rica em ácidos graxos poli e monoinsaturados.
A manteiga é um produto de origem animal, portanto tem na sua composição, predominantemente, gorduras saturadas. Mas devido à indústria, a margarina mantém em segredo imagens e detalhes químicos do seu processo de fabricação, tornando-se difícil comprovar todos os elementos que são utilizados na fabricação da mesma.
Aí, surge a gordura hidrogenada por falta de gordura animal, que basicamente se faz da seguinte maneira: Aquecemos o óleo de cozinha a uma determinada temperatura, colocamos o metal Níquel e injetamos o gás hidrogênio até a sua solidificação. A gordura hidrogenada plastifica a gordura do coração e os vasos sanguíneos, o que provocará o infarto. Por isto, o crescente número de cateterismo hoje em dia.



Dentre os alimentos que têm mais gordura hidrogenada destaca-se a pipoca de micro-ondas, que também tem a droga conhecida como DIACETIL (ver fórmula estrutural abaixo), perceptível no aroma e geradora de uma proteína chamada BETA MILÓIDE (ver imagem à direita), sendo esta o primeiro elemento mais enfartador do mundo, como também causador do mal de ALZAIMER.


(BETA MILÓIDE É MAL DE ALZAIMER)
  

Como se não bastasse, a margarina e as gorduras hidrogenadas trans podem elevar o colesterol ruim (LDL), baixar o colesterol bom (HDL), aumentar os níveis de uma substância geradora de doenças arteriais denominada lipoproteína (a), diminuir o volume e o poder nutritivo do leite materno, prejudicar a resposta imunológica, diminuir os níveis de testosterona em animais, inibir a ação de enzimas necessárias ao bom funcionamento das membranas celulares, e prejudicar a incorporação de importantes óleos ômega-3 pelo organismo.


FAÇAM UMA PEQUENA EXPERIÊNCIA. COLOQUEM PORÇÕES IGUAIS DE MARGARINA E MANTEIGA EM LUGARES DISTINTOS. 
VOCÊS OBSERVARÃO QUE A MANTEIGA VAI SER CONSUMIDA, ENQUANTO A MARGARINA, NEM AS BARATAS VÃO TOCAR! POR QUÊ?

OUTRA PEQUENA CURIOSIDADE. 
PARA QUE A MARGARINA SE TRANSFORME EM PLÁSTICO, BASTA QUE MAIS UM ÁTOMO SEJA ACRESCENTADO EM SUA CADEIA.

Agora é com vocês ! Vale a pena continuar comendo?


Pelo Professor Eudo Robson


FONTE DE PESQUISA:


Dr. Thiago Rocha (Naturologista, Cientista alimentar, especialista em Medicina Natural e Palestrante)

Dr. Daniel Boarim (Graduado em Nutrição e pós graduado em Nutrição Humana)


Entrevista ao Programa SBT saúde pelo Dr. Thiago Rocha.

pt.wikipedia.org/

http://www.medicinadoestilodevida.com.br/

http://www.revista-fi.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário