segunda-feira, 25 de julho de 2016

ESTÉTICA - O ÁCIDO HIALURÔNICO


É um biopolímero formado pela combinação do ácido glucurônico e a N-acetilglicosamina. Suas principais características e usos são:

A - textura viscosa
B - existe no líquido sinovial, humor vítreo (que contribui na forma esférica dos olhos) e no tecido conjuntivo colágeno de numerosos organismos, sendo um importante glicosaminoglicana (GAG) na constituição da articulação.
C - É a única GAG não sulfatada e possui a capacidade de se associar a proteínas para formar agregados moleculares, mas não forma proteoglicanos.
A nossa pele, quando jovem é caracteristicamente lisa e elástica.
D - É responsável pelo volume da pele, forma dos olhos e lubrificação das articulações, sendo normalmente produzido e degradado.
E- Melhorar processos ortopédicos e/ou reumatológicos articulares. 
Com o avanço da idade o ácido hialurônico diminui, diminuindo também a hidratação e elasticidade da pele, o que contribui para o surgimento de rugas.
É encontrado no organismo de todos os animais, e  em todos os órgãos do nosso corpo, em diferentes proporções, sendo que a pele contém 56 % do total. Como método terapêutico, pode ser obtido a partir de animais ou a partir da fermentação de bactérias.
Isto nos trás grandes vantagens, uma vez que permite a sua produção em escala industrial e, por não possuir proteínas animais, não provoca reações alérgicas, sendo, portanto, a forma mais utilizada. As reações que podem ocorrer são alguma vermelhidão no local, pequeno edema (inchaço) sensação de coceira ou sensibilidade. Porém quando ocorrem, são, em geral, pouco acentuadas e tendem a sumir em 24-48 horas.
Em estética, o objetivo é preencher rugas ou sulcos, ou simplesmente dar volume, através da injeção na camada média ou profunda da pele. São exemplos de áreas da face que podem ser preenchidas com ácido hialurônico: lábios, sulcos nasogenianos (bigode chinês), sulcos nasojugais (olheiras) e rugas glabelares (raiz do nariz, entre as sobrancelhas).
A aplicação pode ser sob anestesia tópica com creme ou por bloqueio regional com lidocaína. A injeção do produto pode ser por pontilhado ou retroinjeção. Compressas frias diminuem a formação de inchaço (edema). O resultado aparece em duas semanas, quando o inchaço já deve ter desaparecido.
Enquanto a toxina botulínica é indicada para tratar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que aparecem quando fazemos movimentos com a face – como quando sorrimos -, o preenchimento é indicado para melhorar as rugas que ficam mesmo quando a musculatura da face está relaxada. Ou seja, o preenchimento é adequado para o tratamento das rugas já estabelecidas, que mesmo sem fazermos movimento na face elas ficam ali. E que costumam incomodar muito os pacientes, em especial as mulheres.
Outro bom uso do preenchimento é a reposição dos volumes perdidos com o processo de envelhecimento. As maçãs do rosto, o queixo, o sulco das bochechas, o sulco na pálpebra inferior e até cicatrizes podem ser preenchidos.
O preenchimento mais comumente usados é o Ácido Hialurônico – ele é absorvível e pouco inerte, seu efeito dura 12 meses aproximadamente, dependendo da marca e do tipo.
Existe ácido mais “grosso” que é usado para sulcos mais profundos e para reposição de volume e um mais “fino” indicado para rugas finas. Há outros materiais como o metacrilato, que é permanente, a hidroxiepatita ou o hidrogel.
A escolha de qual será usado vai de acordo a preferência de cada profissional.  
      Fontes: http://denisvalente.com.br/

Somente um médico pode indicar realmente qual o tipo indicado e, ainda, se seu caso é mesmo para o preenchimento ou outros tratamentos, como a aplicação de toxina botulínica, peeling, cirurgia plástica ou mesmo mais de um tipo combinado.
Como usar o ácido hialurônico
O ácido hialurônico pode ser encontrado em forma de cremes tópicos ou injetável. No último caso, a aplicação deve ser feita por um especialista (dermatologista ou cirurgião plástico).
Cuidados antes de usar o ácido hialurônico
I - Fazer anamnese e exame clínico do paciente para descartar possíveis contraindicações ao tratamento. 
II - Evitar bebidas alcoólicas em doses exageradas na véspera. 
III - O ácido noturno deve ser descontinuado um dia antes e no dia no procedimento. 
IV - Medicamentos anticoagulantes como Ácido Acetilsalicílico, ginko biloba, entre outros, devem ser evitados na semana anterior ao procedimento. 
V - O uso de filtro solar deve ser mantido em caráter rigoroso antes e depois do procedimento
Cuidados depois de usar o ácido hialurônico
I - Fazer massagem no local com a ponta dos dedos por de dois a três dias, mas caso haja hematomas, massagear se torna contraindicado. 
II - Não se expor ao sol, principalmente se os roxos se formarem, e pode-se usar gelo no local nas primeiras 24 horas.
Contraindicações
I - Não deve ser feita em indivíduos com hipersensibilidade conhecida ao composto. 
II - Também é contraindicado em pessoas com problemas com a coagulação.
III - Não deve ser aplicado dentro ou perto de áreas em que haja doença ativa de pele, inflamações ou feridas. 
IV - Não deve ser injetado em uma área onde um implante permanente tem sido colocado.
 Pelo Professor Eudo Robson

Este Artigo está disponível para dowloald 

gratuito em PDF no site:

www.universodaquimica.com
FONTES DE PESQUISA:
minhavida.com.br
www.rodrigodreher.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário