quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SOLUÇÃO INSATURADA, SATURADA OU SUPERSATURADA?

1º) (ERSHC-2014) Sobre as dispersões , a única que é verdadeira é:
a) A substância disseminada é chamada de DISPERSO.
b) A substância disseminadora é chamada SOLUTO.
c) A substância disseminante é chamada de DISPERSO.
d) A substância disseminada é chamada de DISPERGENTE.
e) A substância disseminante é chamada de SOLUTO.

2º) (ERSHC-2014) Observando a situação da imagem abaixo, em qual definição ela se enquadra?

a) Certamente na de uma solução diluída.
b) Certamente na de uma solução insaturada.
c) Certamente na de uma solução supersaturada.
d) Certamente na de uma solução não cristalina.
e) Certamente na de uma sospensão trifásica.

3º) (ERSHC-2014) Observando o esquema abaixo podemos afirmar que é correto:

a) O coeficiente de solubilidade da solução insaturada não foi atingido.
b) O coeficiente de solubilidade da solução saturada não foi atingido.
c) O coeficiente de solubilidade da solução insaturada foi atingido e tem corpo de fundo.
d) O coeficiente de solubilidade da solução saturada foi atingido e não tem corpo de fundo.
e) O coeficiente de solubilidade da solução saturada foi ultrapassado e tem corpo de fundo.

4º) (ERSHC-2014) Na classificação das dispersões temos:
a) As dispersões grosseiras cujo tamanho médio das partículas é 100Å.
b) As suspensões cujo tamanho médio das partículas é 1000Å.
c) As emulsões cujo tamanho médio das partículas é 1000nm.
d) Os colóides cujo tamanho médio das partículas é 1000nm.
e) Não há resposta correta.

5º) (ERSHC-2014) Quanto a natureza das partículas dispersas as soluções podem ser:
a) Eletrolítica e Não eletrolítica.
b) Diluída e concentrada.
c) Insaturada e Saturada
d) Molecular e Iônica.
e) Supersaturada e saturada  
                                 
Com base nos dados abaixo assinale a alternativa correta nas questões 6,7 e 8:
Cs =  204g de glicose ̸ 100g de água a 25oC
Cs =  220g de glicose ̸ 100g de água a 35oC
6º) (ERSHC-2014) A massa de glicose em uma solução saturada contendo  50g de água a 35oC e?
a) 100g
b) 90g
c) 120g
d) 210g
e) 110g

7º) (ERSHC-2014) Em 640g de uma solução saturada a 35 oC, qual a massa de glicose e de água existente ?
a) 200g e 220g
b) 220g e 440g
c) 440g e 210g
d) 440g e 200g
e) 200g e 410g

8º) (ERSHC-2014) Se 160g de uma solução saturada de glicose for resfriada de 35 oC a 25oC. A massa de corpo de fundo será:
a) 2g
b) 4g
c) 6g
d) 8g
e) 10g

9º) Considere este gráfico:
As soluções indicadas pelos pontos A, B C podem ser classificadas quanto à saturação, respectivamente, como:
  1. Insaturada, saturada com corpo de chão, supersaturada.
  2. Saturada, insaturada, saturada com corpo de chão.
  3. Saturada com corpo de chão, saturada, insaturada.
  1. Supersaturada, insaturada, saturada.
  1. Saturada com corpo de chão, supersaturada, insaturada.

10º) A curva de solubilidade de um sal hipotético está representada abaixo.
 A quantidade de água necessária para dissolver 30g de sal a 30°C é:

a) 45g.
b) 60g.
c) 75g.
d) 90g.

e) 105g

GABARITO: 1-A , 2-C  ,3-A  ,4-B  ,5-D  ,6-E  ,7-D  ,8-D  ,9-C  ,10-C

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

REVISÃO PARA O ENEM PARTE 6


01 – ( ENEM 2004 – Questão 34 ) A necessidade de água tem tornado cada vez mais importante a reutilização planejada desse recurso. Entretanto, os processos de tratamento de águas para seu reaproveitamento nem sempre as tornam potáveis, o que leva a restrições em sua utilização. Assim, dentre os possíveis empregos para a denominada “água de reuso”, recomenda-se
(A) o uso doméstico, para preparo de alimentos.
(B) o uso em laboratórios, para a produção de fármacos.
(C) o abastecimento de reservatórios e mananciais.
(D) o uso individual, para banho e higiene pessoal.
(E) o uso urbano, para lavagem de ruas e áreas públicas

02 – ( ENEM 2003 – Questão 24 ) Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou manipulados, estão entre as principais causas de acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro: A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar.
O trecho  poderia ser reescrito, em linguagem científica, da seguinte forma:
(A) As substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza evaporaram.
(B) Com a mistura química, houve produção de uma solução aquosa asfixiante.
(C) As substâncias sofreram transformações pelo contato com o oxigênio do ar.
(D) Com a mistura, houve transformação química que produziu rapidamente gases tóxicos.
(E) Com a mistura, houve transformação química, evidenciada pela dissolução de um sólido.

03) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a
exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução,
Reutilização e Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de
 a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
c) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

04) Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH4) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO2 das termelétricas. MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação no Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n° 265, 2009 (adaptado). No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte 
a) limpa de energia, contribuindo para minimizar os efeitos deste fenômeno.
b) eficaz de energia, tomando-se o percentual de oferta e os benefícios verificados.
c) limpa de energia, não afetando ou alterando os níveis dos gases do efeito estufa.
d) poluidora, colaborando com níveis altos de gases de efeito estufa em função de seu potencial de oferta.
e) alternativa, tomando-se por referência a grande emissão de gases de efeito estufa das demais fontes geradoras.

05) Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis. De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia 
a) dos biocombustíveis, pois tem menos impacto ambiental e maior disponibilidade.
b) solar, pelo seu baixo custo e pelas características do país favoráveis à sua implantação.
c) nuclear, por ter menos risco ambiental a ser adequadeada a locais com menor extensão territorial,
d) hidráulica, devido ao relevo, à extensão territorial do país e aos recursos naturais disponíveis.
e) eólica, pelas características do país e por não gerar gases do efeito estufa nem resíduos de operação.

06) Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem. Um exemplo de reciclagem é a utilização de 
a) garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.
b) latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.
c) sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.
d) embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.
e) garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

O gabarito e mais questões, estão disponíveis para download em pdf gratuito no site: