terça-feira, 10 de setembro de 2013

REVISÃO DO ENEM PARTE 2

DICAS DO PROFESSOR: É necessário ler com atenção todas as questões, a fim de interpretá-las da melhor maneira possível. Não tenha pressa, pois :

I  -  Uma das respostas é completamente absurda;
II - Em duas das respostas que sobrarem, você encontrará uma certa compatibilidade com o texto, mas após análise, verificará as discrepâncias;
III - Pronto, agora sobram dua respostas, a decisão será feita pelos detalhes, que podem ser peculiares ou generalizados. Fique ligado!

GABARITO  DAS QUESTÕES DA REVISÃO 1
C E D B D B B A C C

11) ( ENEM 2003 ) Levando-se em conta os fatores que favorecem a reprodução das
bactérias responsáveis pelo botulismo, mencionadas no item anterior, conclui-se que as toxinas que o causam têm maior chance de ser encontradas 
a) em conservas com concentração de 2g de sal em 100 g de água
b) nas lingüiças fabricadas com nitrito e nitrato de sódio.
c) nos alimentos logo após terem sido fervidos.
d) no suco de limão, cujo pH varia de 2,5 a 3,6.
e) no charque (carne salgada e seca ao sol).

12) ( ENEM 2003 ) Produtos de limpeza, indevidamente guardados ou manipulados, estão
entre as principais causas de acidentes domésticos. Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro:A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar.O trecho sublinhado poderia ser reescrito, em linguagem científica, da seguinte forma:

a) As substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza evaporaram.
b) Com a mistura química, houve produção de uma solução aquosa asfixiante.
c) As substâncias sofreram transformações pelo contato com o oxigênio do ar.
d) Com a mistura, houve transformação química que produziu rapidamente gases tóxicos.
e) Com a mistura, houve transformação química, evidenciada pela dissolução de um sólido.

13) ( ENEM 2003 ) Entre os procedimentos recomendados para reduzir acidentes com produtos de limpeza, aquele que deixou de ser cumprido, na situação discutida na questão anterior, foi: 

a) Não armazene produtos em embalagens de natureza e finalidade diferentes das originais.
b) Leia atentamente os rótulos e evite fazer misturas cujos resultados sejam desconhecidos.
c) Não armazene produtos de limpeza e substâncias químicas em locais próximos a alimentos.
d) Verifique, nos rótulos das embalagens originais, todas as instruções para os primeiros socorros.
e) Mantenha os produtos de limpeza em locais absolutamente seguros, fora do alcance de crianças.

14) ( ENEM 2003 ) Na música "Bye, bye, Brasil", de Chico Buarque de Holanda e Roberto
Menescal, os versos "puseram uma usina no mar talvez fique ruim pra pescar" poderiam estar se referindo à usina nuclear de Angra dos Reis, no litoral do Estado do Rio de Janeiro.No caso de tratar-se dessa usina, em funcionamento normal, dificuldades para a pesca nas proximidades poderiam ser causadas

a) pelo aquecimento das águas, utilizadas para refrigeração da usina, que alteraria a fauna marinha.
b) pela oxidação de equipamentos pesados e por detonações que espantariam os peixes.
c) pelos rejeitos radioativos lançados continuamente no mar, que provocariam a morte dos peixes.
d) pela contaminação por metais pesados dos processos de enriquecimento do urânio.
e) pelo vazamento de lixo atômico colocado em tonéis e lançado ao mar nas vizinhanças da usina.

15) ( ENEM 2003 ) Na A caixinha utilizada em embalagens como as de leite “longa vida” é
chamada de “tetra brick”, por ser composta de quatro camadas de diferentes materiais, incluindo alumínio e plástico, e ter a forma de um tijolo (brick, em inglês). Esse material, quando descartado, pode levar até cem anos para se decompor.Considerando os impactos ambientais, seria mais adequado

a) utilizar soda cáustica para amolecer as embalagens e só então descartá-las.
b) promover a coleta seletiva, de modo a reaproveitar as embalagens para outros fins.
c) aumentar a capacidade de cada embalagem, ampliando a superfície de contato com o ar para sua decomposição.
d) constituir um aterro específico de embalagens “tetra brick”, acondicionadas de forma a reduzir seu volume.
e) proibir a fabricação de leite “longa vida”, considerando que esse tipo de embalagem não é adequado para conservar o produto.

16) ( ENEM 2003 ) No Brasil, o sistema de transporte depende do uso de combustíveis fósseis e de biomassa, cuja energia é convertida em movimento de veículos. Para esses combustíveis, a transformação de energia química em energia mecânica acontece
a) na combustão, que gera gases quentes para mover os pistões no motor.
b) nos eixos, que transferem torque às rodas e impulsionam o veículo.
c) na ignição, quando a energia elétrica é convertida em trabalho.
d) na exaustão, quando gases quentes são expelidos para trás.
e) na carburação, com a difusão do combustível no ar.

17) ( ENEM 2003 ) Nos últimos anos, o gás natural (GNV: gás natural veicular) vem sendo utilizado pela frota de veículos nacional, por ser viável economicamente e menos agressivo do ponto de vista ambiental.O quadro compara algumas características do gás natural e da gasolina em condições ambiente.
 
Apesar das vantagens no uso de GNV, sua utilização implica algumas adaptações técnicas,pois, em
condições ambiente, o volume de combustível necessário, em relação ao de gasolina, para produzir a mesma energia, seria
a) muito maior, o que requer um motor muito mais potente.
b) muito maior, o que requer que ele seja armazenado a alta pressão.
c) igual, mas sua potência será muito menor.
d) muito menor, o que o torna o veículo menos eficiente.
e) muito menor, o que facilita sua dispersão para a atmosfera.

18) ( ENEM 2003 )
Os gases liberados pelo esterco e por alimentos em decomposição podem conter sulfeto de hidrogênio (H2S), gás com cheiro de ovo podre, que é tóxico para muitos seres vivos. Com base em tal fato, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Gases tóxicos podem ser produzidos em processos naturais;
II. Deve-se evitar o uso de esterco como adubo porque polui o ar das zonas rurais;
III. Esterco e alimentos em decomposição podem fazer parte no ciclo natural do enxofre (S).

Está correto, apenas, o que se afirma em
a) I 
b) II 
c) III 
d) I e III 
e) II e III

19) ( ENEM 2002 ) A chuva em locais não poluídos é levemente ácida. Em locais onde os níveis de poluição são altos, os valores do pH da chuva podem ficar abaixo de 5,5, recebendo, então, a denominação de chuva ácida.. Este tipo de chuva causa prejuízos nas mais diversas áreas: construção civil, agricultura, monumentos históricos, entre outras. A acidez da chuva está relacionada ao pH da seguinte forma: concentração de íons hidrogênio = 10 -pH , sendo que o pH pode assumir valores entre 0 e 14
.



Ao realizar o monitoramento do pH da chuva em Campinas (SP) nos meses de março, abril e maio de 1998, um centro de pesquisa coletou 21 amostras, das quais quatro têm seus valores mostrados na tabela:

 A análise da fórmula e da tabela permite afirmar que:

I. da 6ª para a 14ª amostra ocorreu um aumento de 50% na acidez.
II. a 18ª amostra é a menos ácida dentre as expostas.
III. a 8ª amostra é dez vezes mais ácida que a 14ª.
IV. as únicas amostras de chuvas denominadas ácidas são a 6ª e a 8ª.


São corretas apenas as afirmativas


a) I e II 

b) II e IV. 
c) I, II e IV. 
d) I, III e IV. 
e) II,III e IV.

20) ( ENEM 2002 ) Numa rodovia pavimentada, ocorreu o tombamento de um caminhão que transportava ácido sulfúrico concentrado. Parte da sua carga fluiu para um curso d'água não poluído que deve ter sofrido, como conseqüência, I. mortandade de peixes acima da normal no local do derrame de ácido e em suas proximidades.

 
II. variação do pH em função da distância e da direção da corrente de água.
III. danos permanentes na qualidade de suas águas.
IV. aumento momentâneo da temperatura da água no local do derrame.

 
É correto afirmar que, dessas conseqüências, apenas podem ocorrer

 
a) I e II.

b) II e III. 
c) II e IV. 
d) I, II e IV. 
e) II, III e IV.

 GABARITO NA REVISÃO 3

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