sábado, 21 de janeiro de 2012

GRAFENO DESBANCA O SILÍCIO

A Revolução do Grafeno

A estrutura molecular do grafeno.
O Grafeno é considerado atualmente o “Santo Graal” da Indústria de Tecnologia. As pesquisas sobre o mesmo já rendeu um Prêmio Nobel, em 2010! 
A flexibilidade da folha de grafeno.

Muito têm se esperado desse material, o mais forte e impermeável do mundo e com potencial para substituir o Silício, usado na Indústria de Chips atualmente. Só para se ter uma idéia o papel de grafeno, Comparado com o aço, o papel de grafeno é seis vezes mais leve, tem uma densidade de cinco a seis vezes menor, é duas vezes mais duro, tem 10 vezes mais resistência à tração e 13 vezes maior rigidez de flexão. 
A tendência dos novos Lep Top, na palma da mão, 

Quimicamente o Grafeno é uma camada única composta exclusivamente por átomos de Carbono, sendo encontrado na Grafite e outros compostos de Carbono, vem impressionando os cientistas pela sua versatilidade e variedade de aplicações possíveis
ultrafinos, cabem na palma da mão , podendo ser dobrado.

Estudos mostram que  essas configurações nanoestruturadas podem ser aplicadas  na fabricação de Chips, pode atingir a barreira de 500 Ghz, enquanto o Silício é limitado a 5 Ghz. Ele poderia também servir para a fabricação de telas ao toque do dedo e outros componentes, devido  as suas propriedades mecânicas extraordinárias. 
A tendência dos novos relógios, computadores de pulso.

"Ele não apenas é leve, forte, duro e mais flexível do que o aço, como também é reciclável e pode ser fabricado de forma sustentável, sendo ambientalmente amigável e barato," diz o pesquisador.
Praticidade maior que os lep tops, tablets ....

Ainda há barreiras a serem vencidas, isso porque não há nenhum procedimento economicamente viável e de porte industrial para a obtenção do material, sendo este feito de maneira ainda “artesanal”.
A tendência dos novos televisores, na palma da mão, dobráveis.

Resta saber se todo o otimismo com relação a essa nova tecnologia será atendido, o que  ficará para os próximos capítulos 
Vejam como devem ser os novos transistores , apenas uma linha de átomos unirá os circuitos.

Fontes das Imagens

inovacaotecnologica.com.br
Adaptação do texto de Lucas Henrique 
Fontes dos Textos

Advanced mechanical properties of graphene paper

Ali R. Ranjbartoreh, Bei Wang, Xiaoping Shen, Guoxiu Wang
Journal of Applied Physics
Vol.: 109, 014306 (2011)
DOI: 10.1063/1.3528213

Sem comentários:

Enviar um comentário