quarta-feira, 31 de agosto de 2011

AULA DE LABORATÓRIO É MELHOR - PARTE 4

FAZENDO SACHÊ ou PERFUME SÓLIDO PARA AMBIENTES
Material Nessessário
- 1 Béquer
- 1 Bastão de vidro
- 1 Termômetro
-  Aquecedor elétrico
- 1 Proveta
- 1 Espátula
- Óleo de amêndoas, ou jojoga ou vitamina E
- Óleo essencial a escolher.
- Cera de abelha ou manteiga de cacau.
I - Sálvia - um cheiro herbal que ajuda na concentração
II - Laranja ou gengibre - para dar uma sensação quente
III - Ylang-ylang  - um floral que não é muito doce ou afeminado para homens, mas é feliz e sutil para um pano de fundo.
IV – Cedro - para repelir insetos
V - Eucalipto  - é famoso por suas propriedades mucolíticas, descongestionante e expectorante. Excelente no tratamento do Sistema respiratório, é utilizado na prevenção e tratamento de doenças das vias respiratórias.
Sugestões de uso:
Faça um perfume de cedro para passar nas coleiras de cachorro. O cheiro do cedro repele pulgas, e deixa o cão cheiroso também.
Faça um perfume de cedro ou cipreste e passe nos pés - previne fungos e bactérias causadores de mau odor.
Aplique um pouco nos cartões de visita - estra tradição Japonesa faz os seus cartões únicos.
PROCEDIMENTO
Meça 5 colheres  de cera de abelha ( ou manteiga ) com a espátula.

Coloque no béquer e quebre a cera em pedaços menores com auxílo da espátula.

Coloque o béquer no aquecedor até que toda cera em pedaços derreta, mexendo com o bastão de vidro.

Adicione 2 mL de de óleo de amêndoas, ou jojoga ou vitamina E , sobre a cera derretida e retire do aquecimento até que esfrie .

Quando a cera estiver próxima de 60 graus, adicione 3 a 5 gotas de óleo essencial.
O sachê está pronto, coloque em recipiente portátil , espere endurecer e está pronto para uso.

Os participantes


terça-feira, 30 de agosto de 2011

AULA DE LABORATÓRIO É MELHOR - PARTE 3 ( making water-based ink )

FAZENDO TINTA

Reagentes necessários:
- poliacrilato de vinil
- álcool etílico ( 98 % )
- água deionidada
- corante
- amida
- glicerina
 Material necessário :
- placa de petri
- bastão de vidro
- proveta de 20 ml
- pipeta de 3 ml
- béquer ( optativo )
- pincel
- papel
1º PASSO
Meça 5 ml de poliacrilato e coloque-o na placa de petri.

2º PASSO
Meça 5 ml de água deionizada, coloque-a na placa de petri sobre o poliacrilato, e mexa até homogenizar.
3º PASSO
Coloque 4 gotas de corante na cor desejada sobre a mistura e mexa até homogenizar.

4º PASSO
Meça 5 ml de álcool , coloque-o na placa de petri sobre a mistura e mexa até homogenizar.

5º PASSO
Meça 3 ml de glicerina , coloque-a na placa de petri sobre a mistura e mexa até homogenizar.
6º PASSO
Meça 3 ml de amida , coloque-a na placa de petri sobre a mistura e mexa até homogenizar

7º PASSO
Pegue o pincel e faça no papel a pintura que desejar e deixe secar .
 A ALEGRIA DOS QUE PARTICIPAM

sábado, 27 de agosto de 2011

AULA DE LABORATÓRIO É MELHOR - PARTE 2

· FAZENDO UMA BOLHA DE SABÃO GIGANTE

Fórmula 01  - Misture num recipiente água (2 litros), detergente (250 ml) e glicerina (100 ml).
Fórmula 02 Nova fórmula de solução:Coloque num balde 12 copos de água, 1 copo de Karo (xarope de milho), 1 copo de detergente e 2 colheres de fermento químico.


Fontes das fotos : stulzer.net , steffen.com.br, pt.wikinoticia.com, e hoshi.com.br
·    2º passo : faça um suporte com as tiras de madeira, como indicado na foto, e parafuse o ganchinho no seu teto, bem no centro.
·        Fontes das fotos : Física mais que divertida de Eduardo de Campos Valadares da Editora UFMG.
Observação : Caso não consiga faça um aro de aproximadamente 60 cm de diâmetro como mostra a foto abaixo 
·       3º passo :  Estando pronto o suporte, encha a calha ( ou bacia se for o caso do aro ) com a solução de sabão, mergulhe totalmente o tubo móvel na solução. Puxe o tubo pela alça e pendure-o no gancho.
·  4º passo : Sopre o filme , ou faça movimentos circulares e divirta-se com as bolhas gigantes.
·  5º passo : Molhe o dedo na solução de sabão e tente perfurar o filme com ele. O que acontece?
·    6º passo :  Mergulhe uma bola de isopor na solução de sabão e lance-a contra a bolha. Observe se  bolha  estoura.Varie a velocidade da bola e observe o que acontece..
·  7º passo : Mergulhe um elástico (de prender dinheiro) na solução de sabão com ele esticado entre os dedos das duas mãos. Em um ambiente escuro, peça a alguém para iluminar o filme de sabão que preenche o elástico. Estique o elástico gradualmente e observe a luz refletida pelo filme. Existe alguma relação entre a espessura do filme e o que você observa?
      CUIDADOS ESPECIAIS
  • A mistura conservada em um recipiente aberto durante algumas horas torna a mistura mais espessa. Mas, novamente, se a solução fica demasiado espessa será difícil fazer bolhas.
  • Evite a formação de bolhas ou espuma na superfície da mistura, agitando suavemente, remova ou simplesmente espere desaparecer o excesso.
      

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ALCALINOS, ALCALINOS TERROSOS, CALCOGÊNIOS E HALOGÊNIOS

Tem dificuldade de entender esses conceitos ?

- Metais Alcalinos: recebem esse nome devido ao vocábulo álcali, que significa cinza de plantas, onde podem ser encontrados, principalmente o sódio e o potássio. 

- Metais Alcalino-terrosos: nome dado devido a semelhança apresentada com os alcalinos e por encontrarem-se na terra. 

- Calcogênios: a palavra vem do grego e significa “formadores de cobre”. 

- Halogênios: a palavra vem do grego e significa “formadores de sais”. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SERÁ QUE TEM QUESTÃO DA PROVA ?

01) (ESPCEX-2004) Em 1997, a WEA Music Brasil lançou o álbum Acústico do grupo Titãs. Uma das faixas desse álbum apresenta a música Família. O texto abaixo reproduz o trecho da música:
“Família, família.
Papai, mamãe, titia.
Família, família.
Almoça junto todo dia
Nunca perde esta mania”.
Estabelecendo um paralelo com a química, pode-se dizer que o trecho citado está relacionado com o fato de os elementos:
a) Do mesmo período possuírem o mesmo número de massa.
b) Do mesmo grupo apresentarem as mesmas propriedades físicas.
c) Do mesmo período apresentarem o mesmo número de elétrons de valência.
d) Do mesmo grupo possuírem propriedades químicas semelhantes.
e) Do mesmo grupo possuírem o mesmo número de camadas.

02) (ESPCEX-2005) No século XIX, eram conhecidos cerca de 50 elementos químicos. Ao longo do tempo, outros elementos foram sendo descobertos e os cientistas sentiram necessidade de elaborar uma classificação que facilitasse seu estudo. Foram várias tentativas para se classificar os elementos.
I.    Berzelius dividiu os elementos em metais e não metais.
II.   Mendeleev organizou os elementos dispondo-os em linhas em ordem crescente de massa atômica.
III. Henry Moseley determinou a carga do núcleo tornando-o possível estabelecer o conceito de número atômico e, então, se pôde elaborar a atual tabela periódica dos elementos.

Das afirmativas acima é correto afirmar que:

a)  I é verdadeira e II é falsa.
b)  II é verdadeira e III é falsa.
c)  I, II e III são verdadeiras.
d)  I, II e III são falsas.
e)  I e III são verdadeiras e II é falsa.

03) Julgue os itens abaixo, e assinale a alternativa correta:


0   0

1   1
2   2
3   3

4   4
O elemento químico de número atômico 78 é a platina,e é elemento representativo.
O símbolo químico do nióbio é Ni.
O símbolo Tl representa o elemento químico tântalo.
Os elementos químicos silício e chumbo pertencem ao mesmo período da Tabela.
A série dos lantanídeos começa com o elemento químico de número atômico 58 e termina com o de número atômico 71.

O número de itens errados é:
a) Nenhuma             
b) uma                 
c) duas                 
d) três                         
e) quatro

04) (PUC) A maior parte dos elementos químicos naturais é:
a)  Gasosa.
b)  Líquida.
c)  Metal.
d)  Não metal.
e)  Semi metal.

05) (CESGRANRIO) Assinale, entre os elementos abaixo, qual é o halogênio do 3.º período da Tabela Periódica:
a)  alumínio
b)  bromo  
c)  cloro
d)  gálio
e)  nitrogênio

06) (CESGRANRIO) Um átomo T apresenta menos 2 prótons que um átomo Q. Com base nessa informação, assinale a opção falsa:
            T                           Q
a)  gás nobre             alcalino-terroso
b)  halogênio             alcalino
c)  calcogênio            gás nobre
d)  enxofre                  silício
e)  bário                      cério

07) (FUVEST-2004) Cinco amigos resolveram usar a tabela periódica para um jogo.  Para todos os jogadores, sorteia-se o nome de um objeto, cujo constituinte principal é determinado elemento químico.  Cada um joga quatro vezes um dado e cada jogada, move sua peça somente ao longo de um grupo ou de um período, de acordo com o número de pontos obtidos no dado.  O início da contagem é pelo elemento de número atômico 1.  Numa partida, o objeto sorteado foi “latinha de refrigerante” e os pontos obtidos com os dados foram: Ana (3, 2, 6, 5), Bruno (5, 4, 3, 5), Célia (2, 3, 5, 5), Décio (3, 1, 5, 1) e Elza (4, 6, 6, 1).
  
Assim, quem conseguiu alcançar o elemento procurado foi:
a)  Ana
b)  Bruno
c)  Célia
d)  Décio
e)  Elza

08) (FUVEST-2004) Um astronauta foi capturado por habitantes de um planeta hóstil e aprisionado numa cela sem seu capacete espacial. Logo começou a sentir falta de ar. Ao mesmo tempo, notou um painel como o da figura em que cada quadrado era uma tecla.
Apertou duas delas, voltando a respirar bem. As teclas apertadas foram
a)  @ e #
b)  # e $
c)  $ e %
d)  % e &
e)  & e *

09) ( ERSHC – 2011 ) Segundo  Mendeleev , químico russo do século 19, sabemos que:
a) os elementos artificiais são trans-urânicos e cis-urânicos.
b) a tabela se divide em períodos e colunas.
c) a periodicidade é função dos números atômicos
d) num mesmo período , os elementos têm o mesmo numero de camadas.
e) nenhuma resposta satisfaz.
10) ( ERSHC – 2011 ) Em 1863, Newlands propõe uma classificação dos elementos químicos. Ele ordenou os elementos químicos com propriedades semelhantes, em 11 grupos, nos quais, os elementos semelhantes possuíam massas em uma relação de multiplicidade  8.  Esta era quem buscava a ordenação dos elementos químicos seguindo o exemplo da música,   como as notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, ré, mi, fá ...). Esta foi uma tentativa de ordenação dos elementos químicos, que mostrava uma certa periodicidade.
a) esta tabela ficou conhecida como a lei das tríades musicais.
b) esta tabela ficou conhecida como parafuso telúrico musical.
c) esta tabela ficou conhecida como lei das oitavas musicais.
d) esta tabela ficou conhecida como lei das sete notas musicais.
e) esta tabela ficou conhecida como lei da periodicidade musical.
11) Na tabela periódica os elementos estão ordenados em ordem crescente de:
a) Número de massa.
b) Massa atômica.
c) Número atômico.
d) Raio atômico.
e) Eletroafinidade.
12) (EFEI-MG) As propriedades dos elementos são funções periódicas de sua (seu):
a) Massa atômica.
b) Diâmetro atômico.
c) Raios atômico e iônico.
d) Número atômico.
e) Número de oxidação.
13) Na tabela periódica, estão no mesmo grupo elementos que apresentam o mesmo número de:
a) Elétrons no último nível de energia.
b) Elétrons celibatários ou desemparelhados.
c) Núcleos (prótons + nêutrons).
d) Níveis de energia.
e) Cargas elétricas.
14) ( ERSHC - 2011) O elemento químico com configuração eletrônica 2,8,8,10,5 ( observe que não seguiu a regra do octeto ) está situado na tabela periódica no grupo:
a) 3A e período 4, e é representativo.
b) 3B e período 3, e é de transição.
c) 5A e período 4, e é representativo.
d) 5B e período 5, e é de transição.
e) 4A e período 4, e é representativo.
15 ) Os garimpeiros separam o ouro da areia e do cascalho fazendo amálgama com mercúrio. Recuperam o ouro usando um maçarico para volatilizar o mercúrio,  o que contamina o meio ambiente. A revista Ciência Hoje, de abril de 1990, divulgou a invenção de um “aparelho simples e barato que pode reduzir a poluição por mercúrio” nos garimpos. Levando-se em conta as propriedades físicas do ouro e do mercúrio . Pode-se afirmar que:
a) O mercúrio é elemento representativo e o ouro de transição.
b) Estão em uma mesma família da classificação periódica.
c) Localizam-se, respectivamente, nas famílias 1A e 2A.
d) São elementos de transição externa ou simples.
e) Ambos são elementos representativos do sexto período.
16) (ACR-2002 - Adaptada) Sobre o texto e temas relativos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.:
“De todos os materiais recicláveis os metais são, sem dúvida, um dos mais vantajosos e lucrativos, pois, podem ser reciclados diversas vezes sem perder suas propriedades”. Os metais recicláveis podem ser divididos em dois grupos: Metais ferrosos e metais não ferrosos. Os metais não ferrosos, no entanto, são mais rentáveis e sua reciclagem é mais destacada. A grande estrela dos metais não ferrosos é o alumínio .
0 0 Os metais constituem a maioria dos elementos químicos.
1 1 O alumínio é um elemento químico que se localiza na família 3A.
2 2 Encontraremos o alumínio no 3º período da classificação periódica.
3 3 Podemos afirmar que o alumínio é um elemento de transição.
4 4 Outros metais não ferrosos são: cobre e chumbo, que também são metais representativos
da tabela periódica. 
a) Existem 3 respostas verdadeiras e  2 falsas.
b) Existem 3 respostas falsas e 2 verdadeiras.
c) Existem 4 respostas verdadeiras e 1 falsa.
d) Existem 4 respostas falsas e 1 verdadeira.
e) Todas são verdadeiras.
17 ) (Uerj) Um dos elementos químicos que têm se mostrado muito eficiente no combate ao câncer de próstata é o selênio (Se). Com base na Tabela de Classificação Periódica dos Elementos, os símbolos dos elementos com propriedades químicas semelhantes ao selênio são:
a) Cl, Br, I.
b) Te, S, Po.
c) P, As, Sb.
d) As, Br, Kr.
e) Li, Na, K.
18) (Mackenzie-SP) Pertence aos metais alcalinos o elemento:
a) Ferro.
b) Cobre.
c) Potássio.
d) Oxigênio.
e) Magnésio.
19) (UFRJ )Um professor decidiu decorar seu laboratório com um “relógio de química” no qual, no lugar das horas estivessem elementos químicos, dispostos de acordo  com seus respectivos números atômicos, como mostra a figura abaixo.
Indique a hora que o relógio do professor marca quando o ponteiro dos minutos aponta para o metal alcalino-terroso do segundo período e o ponteiro das horas aponta para o gás nobre do segundo período.
a) 8h25min.
b) 5h09min.
c) 2h55min.
d) 10h20min
e) 6h30min.
20 )(Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos.
Sobre tais elementos, é correto afirmar que:
a) I e II são líquidos à temperatura ambiente.
b) III é um gás nobre.
c) VII é um halogênio.
d) VI e X apresentam o mesmo número de camadas eletrônicas
e) Nenhuma resposta satisfaz.
21. (ERSHC - 2011) Na tabela periódica, os elementos químicos estão ordenados:

a) Segundo seus números atômicos crescentes e massas atômicas decrescentes;
b) Rigorosamente segundo suas massas atômicas crescentes e, salvo algumas exceções, também segundo seus raios atômicos crescentes;
c) De maneira tal que os ocupantes de uma mesma família têm o mesmo número de elétrons na camada de valência.
d) De tal modo que todos os elementos de transição se localizam no mesmo período;
e) De maneira tal que os elementos trans-urânicos fiquem com mais nêutons que o Urânio.

22. (FUVEST – Adaptada ) O número de elétrons do cátion X2+ de um elemento X é igual ao número de elétrons do átomo neutro de um gás nobre. Esse átomo de gás nobre apresenta número atômico 10 e número de massa 20. O número atômico do elemento X ,e sua posição na tabela são rerspectivamente:é:

a) 8 , coluna 8A
b) 10 , coluna 7A
c) 12 , coluna 2A
d) 18 , coluna 18
e) 20 , coluna 2A

23. (ABC) Pertencem à família dos calcogênios:

a) O cloro e o bromo.
b) O oxigênio e o nitrogênio.
c) O selênio e o telúrio.
d) O sódio e o potássio.
e) O cálcio e o bário.
24. (UFAL – UFRN) Se fosse preparado um gás nobre artificial, que na tabela periódica se localizasse logo do Rn (Z = 86), seu número atômico seria:

a) 87
b) 118
c) 140
d) 174
e) 223
25 – (FMU) Os gases nobres são os únicos elementos químicos que têm a camada de valência com o número máximo de elétrons (dois ou oito). Esse fato proporciona estabilidade química a eles. Das espécies químicas abaixo, pode ser considerada estável
a)   1 H 1+
b)   9 F 0
c)  11 Na 1-
d)  19 K +
e)  18 Ar 2-

26 – (PUC-MG) Nas condições ambiente ( 25oC e 1 atm ), assinale a opção cujos elementos são, respectivamente, gás, líquido e sólido:
a) hélio, césio, sódio.
b) nitrogênio, iodo, telúrio.
c) flúor, cloro, enxofre.
d) criptônio, bromo, selênio.
e) oxigênio, gálio, silício.

27 – (PUC-RS) O átomo A apresenta dois prótons a mais que o átomo B, portanto A é um __________ enquanto B é um ____________ .
a) metal alcalino – terroso / halogênio
b) gás nobre / metal alcalino
c) calcogênio / Gás nobre
d) metal alcalino-terroso / gás nobre
e) metal alcalino / calcogênio

28 – (PUC-RS – Adaptada ) Tanto os compostos de cálcio como os de magnésio podem ser utilizados no tratamento da osteoporose. Com relação a esses elementos, pode-se afirmar que apresentam semelhanças quanto ao
a) número de camadas.
b) número de elétrons na camada de valência.
c) valor de número de nêutrons.
d) valor de raios iônicos.
e) valor das propriedades físicas

29 - Três átomos cujos números atômicos são 8, 11 e 17 estão classificados na tabela periódica,respectivamente, como
a) um gás nobre, um metal alcalino e um metal alcalino-terroso.
b) um halogênio, um não-metal e um metal alcalino-terroso.
c) um metal alcalino, um halogênio e um calcogênio.
d) um calcogênio, um metal alcalino e um halogênio.
e) um gás nobre, um metal alcalino e um halogênio.