terça-feira, 29 de novembro de 2011

A QUÍMICA DAS ESTRIAS ( THE CHEMISTRY OF STRETCH MARKS )

Estrias – Mitos e Verdades

O que é estria?
- Nada mais é do que uma cicatriz ocasionada pelo rompimento das fibras elásticas que sustentam a pele.
Tipos
I -  As mais recentes que são  vermelhas
II – As tardias que são as brancas ( são as antigas )
Estria tem cura ?
Dra. Melissa Falcão não afirma que sim, nem afirma que não, mas que estrias recentes (vermelhas ) são mais fáceis de tratar do que as brancas porque nas estrias vermelhas ainda existe circulação na região pois as células ainda estão vivas. O mais importante é o quanto mais cedo as estrias aparecerem, o mais cedo serem tratadas.
Refrigerante causa estria?
Não, É o aumento de peso causado pelo aumento do consumo de refrigerante que pode causar estrias.
Estrias são Hereditárias ?
Podem ser uma manifestação hereditária. Isto quer dizer que se sua mãe tem estrias vc tem maior probabilidade de ter.Mais isso não é uma regra.
Roupa apertada causa estria?
Mentira. O que causa estria é o rompimento da fibra elástica e não o formato da roupa.
Comer gelatina previne estrias?
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, nem previne , nem trata estrias pois o pouco de colágeno que tem na gelatina é degradado no estômago, e por isso não vai direto para pele.
Beber água previne estrias ?
Não existe nada comprovado que beber água previne ou trata estrias, porém beber água é um hábito saudável que hidrata todas as células do organismo.
Pele desidratada forma estrias com mais facilidade?
A pele desidratada tem a elasticidade diminuída, o que favorece o rompimento das fibras e a formação das cicatrizes. Além disso, o dermatologista Cesar Cuono, especialista do Minha Vida, conta que a pele desidratada realça as estrias. "Ao enrugar como reação ao ressecamento, a pele fica com um aspecto mais feio e deixa as marcas mais evidentes", afirma.
Cremes que prometem acabar com as estrias, são eficazes ?
Não, pois agem mais na hidratação da pele .O combate às estrias depende de fórmulas mais elaboradas, geralmente com ácido retinóico ou glicólico , que aceleram a renovação celular, aumentando a quantidade de fibras elásticas e evitando o rompimento delas.
Estria na gravidez

É muito comum o aparecimento de estrias durante a gestação , porque na gravidez ocrrre um estiramento excessivo da pele . O que é mais importante além de hidratar intensamente essa pele desde o começo da gravidez até o final da gestação, é importante uma alimentação balanceada e controlada para não engordar acima do padrão da gravidez.
Tipos de tratamento
Existem tratamentos específicos para cada tipo de estria, por isso faz-se necessário a avaliação de um profissional qualificado para poder classificá-las.
Os tratamentos são baseados em ácidos , peeling químico , mesoterapia, carboxiterapia, e laser uma vez por mês indicado principalmente para as estrias antigas.
I – MESOTERAPIA

É uma injeção aplicada dentro da própria estria contendo substâncias específicas. Em geral utilizamos uma associação de 3 ou 4 substâncias com diferentes atuações ( lipolíticos, antiinflamatórios, antiedematosos, analgésicos, etc...) O que aumenta a vascularização da região e estimula o colágeno.
II – CARBOXITERAPIA

É uma injeção de gás carbônico atóxico dentro da própria estria aumentando a circulação assim nutrindo melhor as células e melhorando a aparência.
III – PEELING QUÍMICO

É  um procedimento não-cirurgico que parte da formulação de ácidos e é aplicada a pele provocando uma leve esfoliação estimulando o colágeno e melhorando a aparência de cada estria . Quando um agente esfoliativo é aplicado na pele, as camadas superiores renascem e, após alguns dias, descamam. Isto expõe uma camada nova, com uma textura mais lisa e coloração mais uniforme. Somado a isso, a esfoliação estimula o crescimento de novas células, esticando a pele, diminuindo as rugas.

Os ácidos mais usados são o ácido tricloroacético, ácido mandélico e o ácido Glicólico. Existe também o Peeling de fenol modificado
 O objetivo do tratamento não é a cura e sim a melhoria da aparência deixando a estria mais fina e plana, porém a casos em que as estrias ficam imperceptíveis a olho nú.

"Na maioria das vezes, apenas deixamos as marcas menos visíveis, usando cremes ou aplicações de laser", afirma o dermatologista Cesar Cuono vai direto ao ponto. Idade (quanto mais jovem a pele, maiores as chances de recuperação), a cor (peles negras são mais difíceis de tratar) e a disciplina para seguir as orientações recomendadas são os fatores que mais influenciam no sucesso do tratamento.

Existem correntes que defendem que as estrias têm cura, outras, que não têm, a não ser quando detectadas no início e tratadas convenientemente.

PELO PROFESSOR EUDO ROBSON

Este artigo está disponível para dowloald gratuito e em PDF no site:

www.universodaquimica.com

Fontes de pesquisa e imagens :

PROGRAMA BOLSA DE MULHER em entrevista Dra. Melissa Falcão ( Dermatologista ),
pelesaudavel.net,   
shopping.tray.com.br,
naturale.med.br
belezabela.com
not1.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário